×

FAPI 2022 – Prefeitura nega irregularidade e mantém Extreme apto a realizar a feira

FAPI 2022 – Prefeitura nega irregularidade e mantém Extreme apto a realizar a feira

A exatos 30 dias do inicio de sua 54ª edição, a FAPI – Feira Agropecuária e Industrial de Ourinhos acontece este ano envolta em discussão envolvendo a empresa contratada pela prefeitura para sua realização. Escolhida através de edital de  manifestação de interesse para credenciamento e contratação, a associação /empresa Extreme Motor Clube foi a única a se propor a realizar o evento e receberá um repasse de dinheiro público estimado em 2 milhões pela prefeitura.

Segundo o Observatório Social de Ourinhos (OSO)  a contratação estaria em desacordo com a Lei sob suspeita de favorecimento já que um dos membros do Extreme é nomeado em cargo de confiança na prefeitura.

O Observatório oficiou a PMO pedindo a suspensão da declaração da associação como apta a realizar a feira apontando que o “sócio proprietário” da associação Reinaldo Gaiguer conhecido como Pica Pau, exerce na prefeitura desde janeiro de 2021 a função de chefe de Gabinete na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Cópias do ofício com a denúncia foram enviadas ao presidente da Câmara Municipal Santiago Ângelo e ao Ministério Público.

LIGAÇÕES DUVIDOSAS, NEPOTISMO E TRANSPARENCIA.

Pica pau tem como negócio um salão de festas que leva seu apelido no nome e promove eventos como competições de arrancadas e o Moto Fest no recinto da feira com autorização da prefeitura para exploração do espaço público. Ele foi presidente do Extreme M.C. até o final de novembro de 2020 quando o clube passou a ser presidida pela tesoureira da entidade, a comerciante Karen Carolina Ferreira da Silva, supostamente namorada de Gaiguer. A assembleia da diretoria do Extreme que transferiu a presidência da associação a Karem Ferreira, ocorreu alguns dias antes de Reinaldo Gaiguer ser nomeado em cargo de comissão por Lucas Pocay.

Em reposta enviada ao Observatório com parecer jurídico da Procuradoria Geral do Município, o prefeito mantem o Extreme Motor Clube como contratado a realizar a feira, alegando que Reinaldo Gaiguer não preside o clube/empresa e não participa direta ou indiretamente da prestação do serviço a ser realizado pelo Extreme.

Sede Extreme Motor Clube, mesmo onde funciona a empresa Pica-Pau Festas & Eventos

Isso, mesmo o comissionado ainda fazendo parte do Motor Clube como membro suplente do Conselho Fiscal; como mostra documentos anexados no ofício resposta de mais de 200 páginas remetido ao Observatório Social.

Na documentação apresentada ao processo de credenciamento pela atual presidente do clube/empresa Karen Carolina Ferreira da Silva, ainda pode ser constatado que o endereço da sede do Extreme Motor Clube, localizado à Rua Expedicionário nº 1.145, é o mesmo onde funciona a empresa Pica-Pau Festas & Eventos. Local também mencionado como endereço residencial de Reinaldo Gaiguer.

A informação de que a presidente do clube/empresa novamente contratada pela PMO supostamente ser namorada, companheira ou mesmo cônjuge – o que é perceptível em perfis dos dois nas redes sociais – de Gaiguer não caracterizaria nepotismo já que a suposta união não estaria formalmente evidenciada.

A ultima edição do evento realizada em 2019 o Extreme Motor Clube foi à empresa contratada pela prefeitura para realização do evento e obteve um repasse de R$ 1.220.000,00 (um milhão, duzentos e vinte mil reais) de dinheiro público. Naquele ano o Extreme Motor Clube era comandado por Reinado Gaiguer então presidente do clube /empresa.

A feira aconteceu com ocorrências de tumultos, confusões e uma sequencia de furtos de celulares e uma polemica se estabeleceu quando da prestação de contas do evento que, supostamente não teria sido realizada com a devida transparência.

Mediante as suspeitas apresentadas pelo Observatório Social e tendo a indispensável função de fiscalizar a administração municipal, o presidente da Câmara Santiago Angelo e os demais vereadores ourinhenses, cientes da denuncia ainda não se manifestaram a respeito.

You May Have Missed