×

João Goulart Filho: destaca conquistas do governo Lula e suas perspectivas

Plenário do Congresso Nacional durante sessão solene destinada a homenagear os 61 anos da morte de Getúlio Vargas. Em discurso, presidente do Instituto João Goulart, João Vicente Goulart. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

João Goulart Filho: destaca conquistas do governo Lula e suas perspectivas


João Teixeira
entrevista
Rafael Dantas
edição

Entrevistamos João Goulart Filho, dirigente do PCdoB/DF e filho do ex-presidente João Goulart, pedimos uma raio X da gestão Lula até momento, abordando a temática da frente democrática que elegeu Lula e Alckmin, bem como a dinâmica política com o bloco de centro-direita, o chamado Centrão, que se estabelecem nas duas casas legislativas, tanto Câmara dos Deputados quanto Senado Federal. Falamos também das perspectivas políticas no DF para 2024.

PCdoB: longa história de luta política

O PCdoB é um partido de inúmeras lutas, de inúmeros feitos políticos nos momentos mais difíceis da história republicana brasileira, de experiências múltiplas nas duríssimas lutas de correlação de forças com os momentos mais reacionários e fascistas ao longo de nossa trajetória , com batalhas importantes no equilíbrio de forças entre o capital e o trabalho, com o bem estar social do povo brasileiro, com a dignidade humana necessária para o crescimento econômico da Nação e tem trazido grandes contribuições ao longo de seus 101 anos de atuação política no Brasil, comemorados este ano.

A primazia da Frente Ampla

Na importante eleição de 2022, quando a necessidade de união das forças democráticas se fazia imprescindível para buscar a vitória de Lula como forma de erradicar o fascismo montado por Bolsonaro e seu governo, foi do PCdoB o primeiro grito de alerta que Brasil corria o risco de embrenhar-se mais ainda em um processo ditatorial, lançando nacionalmente o grito da unidade através de uma ampla aliança com as forças legalistas dentro de uma “FRENTE AMPLA”.

Por tanto, o PCdoB é um dos artífices desta vitória do povo brasileiro que através da união conquistou e venceu, pela primeira vez no Brasil uma eleição presidencial contra o dono da cadeira que não consegui a reeleição. Não é pouca coisa, quando vemos as artimanhas que o uso indevido do poder, que derramou mais de 300 bilhões de reais em auxílios, empréstimos fraudulentos da Caixa, uso da máquina pública, fake-news institucionalizadas, ataques sistemáticos contra o TSE, provocação e uso da imagem das Forças Armadas, eventos pagos pelo uso de cartão corporativo, etc., etc.

Participação no Governo Lula

O PCdoB, faz parte do governo Lula. Nossa presidenta Luciana Santos assumiu o Ministério de ciência e tecnologia com inúmeras dificuldades, como de fato todos, praticamente todos os novos ministros estão sofrendo com a falta de investimentos públicos e governando suas áreas com um orçamento vergonhoso herdado do governo passado. É de conhecimento publico o sucateamento da ciência e tecnologia, da educação, da cultura, da saúde pública, da ação social.

A transição foi uma das mais difíceis que ocorreu no Brasil. Um presidente que foge do país e não transmite o mandato, deixa em seus colaboradores a antipatia de não fornecer dados claros para o governo que entra, assumindo no escuro, sem dados fundamentais para o andamento republicano dos órgãos do governo.

Sem falar no golpe programado para o 8 de janeiro, onde o governo ainda precariamente estava se instalando.

Os avanços

O nosso governo, está obtendo vitórias muito importantes, como o Bolsa Família aumentado, o crescimento, mesmo que pequeno, do salário mínimo, o combate ao desmatamento, como vimos Lula sendo ovacionado em Paris, a atenção emergencial ao povo ianomâmi, que estava sendo morto pela ação ilegal e perniciosa do garimpo, a retomada do Minha Casa minha Vida.

A batalha dos juros exorbitantes

Na área econômica estamos lutando pela aprovação do arcabouço fiscal como medida primordial para o crescimento econômico. Mesmo com a insistência do xerife do mercado, Roberto Campos Neto insistir nos juros altos da taxa SELIC, nossa inflação está caindo, a arrecadação em alta, o dólar em baixa e a bolsa de valores voltou a estabilidade e crescimento.

Conclusão

Para concluir a pergunta, sim o governo vai bem e ficará muito melhor a medida que possamos implantar mais desenvolvimento e cuidar melhor da desindustrialização nacional.

> João Vicente Fontella Goulart (Rio de Janeiro, 22 de novembro de 1956), também chamado de João Goulart Filho, é um filósofo e político brasileiro filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

You May Have Missed