×

Jornalista ourinhense Aurélio Alonso lança seu 1º livro “O Óvni de Badagaru”

Jornalista ourinhense Aurélio Alonso lança seu 1º livro “O Óvni de Badagaru”

Natural de Ourinhos  atualmente radicado em Bauru , o jornalista Aurélio Fernandes Alonso lança seu primeiro livro de ficção  intitulado “O Óvni de Badagaru: a luz que veio do nada” conta a história de um misterioso clarão que ocorre no céu em um pequeno lugarejo. Esse é o ponto de partida do enredo que se desenrola em Badagaru, um lugarejo fictício, mas que todos podemos nos identificar.

O autor, jornalista de profissão, explora o gênero novela, com uma leve e bem-humorada inserção para o realismo fantástico. A ideia central da narrativa reside no alvoroço provocado por aparições de luzes fortes ao anoitecer em Badagaru. Seu propósito é explorar o fenômeno dos Objetos Voadores Não Identificados (OVNI), sigla que, de tão utilizada, passou a ser substantivo na Língua Portuguesa, daí a grafia diferenciada na capa da publicação.

Logo na página inicial é destacado em tom enigmático que a obra é dedicada a todos os céticos e aos que acreditam que nada é o que parece aos nossos olhos. “Esse fato ocorre, causa polêmica e cai no esquecimento. Decidi, então, contar uma história paralela. O óvni é só para ilustrar as manipulações e as crendices populares”, diz Alonso.

Em Badagaru, não escapa ninguém na trama: os interesses comerciais, políticos e religiosos. O pastor neopentecostal, o padre católico, o umbandista e até os adeptos do culto xamânico se aproveitam da confusão para atrair fiéis para perto. As prostitutas, as beatas, as fofoqueiras, os valentões, os professores e os bêbados também estão presentes nesta interessante e rica narrativa.

O político não podia faltar na trama, assim como a vereadora que propõe a construção de uma pista para descer óvnis, aparece o interesse do prefeito da localidade em investir em turismo ufológico. Há o embate entre a ciência e a religião na figura do cientista destacado para estudar o fenômeno. Para tal, Alonso trouxe personagens retirados de fatos reais que ele vivenciou nos mais de 35 anos de exercício da profissão de jornalista.

É o professor de História Henrique Perazzi de Aquino quem assina o prefácio. “Na medida que ia revivendo cada passagem e os personagens, como cada qual foi introduzido no texto, aquilo me fez ir longe. Primeiro pensei em Dias Gomes e seu imortal texto ‘O Bem Amado’, da fictícia Sucupira e depois até em Gabriel García Márquez, na ainda mais imortal Buendía, do clássico ‘Cem Anos de Solidão’. São comparações mais do que justas, muito pertinentes. Em ambos, muito de realidade e ficção”, declara o também jornalista do blog “Mafuá do HPA”.

O livro de 96 páginas sai pela editora bauruense PERSISTERE do professor Reginaldo Furtado, proprietário do Sebo “O Livreiro”. A arte da capa – que reproduz uma xilogravura em preto e branco da cena inicial da trama – foi feita pelo design gráfico Diogo Ladeira; e Beatriz Ferre Furtado assina o projeto gráfico.

No próximo  dia 29 de janeiro (sábado) a noite de autógrafos ocorre a partir da 19h30, no Bar do Genaro na Vila Souto (rua Altino Arantes, 6-82), em Bauru. Também vão ser agendados eventos em Santa Cruz do Rio Pardo e Ourinhos (cidade onde o autor do livro nasceu).

Para comprar pela Internet é possível por este link: https://shopee.com.br/product/314927050/13972066356?smtt=0.314946649-1642639285.9

 

“O Óvni de Badagaru – a luz que veio do nada”

Autor: Aurélio Fernandes Alonso

Editora: PERSISTERE

Fone para contato: (14) 99794-3061

E-mail: aurelio94@gmail.com

You May Have Missed