×

Laboratório recolhe medicamento losartana de farmácias: risco de cancer

Laboratório recolhe medicamento losartana de farmácias: risco de cancer

O laboratório farmacêutico Medley, com sede em Campinas, está recolhendo preventivamente  três medicamentos com o princípio ativo “Losartana”.  O medicamento utilizado para tratamento de pressão alta e insuficiência cardíaca  está sendo retirado das farmácias devido à presença de impurezas mutagênicas nos produtos.   De acordo com o fabricante essas impurezas podem causar alterações no DNA, podendo levar ao aumento das chances de desenvolver algumas doenças, incluindo o câncer. Os medicamentos recolhidos são da Meddley :

– Valtrian® HCT (losartana potássica + hidroclorotiazida) 50mg + 12,5mg

– Valtrian® 50mg

– 100mg (losartana potássica) comprimidos

Outros laboratórios fabricantes não anunciaram a retirada e  continuam comercializando o medicamento. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as impurezas, chamadas de nitrosaminas, foram detectadas pela primeira vez em 2018, em um alerta global que envolveu agências reguladoras de todo o mundo.

A recomendação é para que pacientes que usam esse medicamento não  interrompam o tratamento até consultar o médico para fazer a substituição.

You May Have Missed