Livro: ” O Óvni de Badagaru”; lançamento em Ourinhos será hoje no Bar 7Cordas
O primeiro livro de ficção do jornalista Aurélio Fernandes Alonso intitulado “O Óvni de Badagaru : a luz que veio do nada”, terá noite de autógrafos nesta quinta-feira dia 24 de março , a partir das 21h, no Bar Sete Cordas na rua Arlindo Luz, 159, em Ourinhos. O livro conta a história de um misterioso clarão que ocorre no céu em um pequeno lugarejo. Esse é o ponto de partida do enredo que se desenrola em Badagaru, um lugarejo fictício, mas que todos podemos nos identificar.
O autor, jornalista de profissão, explora o gênero novela, com uma leve e bem-humorada inserção para o realismo fantástico. A ideia central da narrativa reside no alvoroço provocado por aparições de luzes fortes ao anoitecer em Badagaru. Seu propósito é explorar o fenômeno dos Objetos Voadores Não Identificados (OVNI), sigla que, de tão utilizada, passou a ser substantivo na Língua Portuguesa, daí a grafia diferenciada na capa da publicação. Logo na página inicial é destacado em tom enigmático que a obra é dedicada a todos os céticos e aos que acreditam que nada é o que parece aos nossos olhos.
“Esse fato ocorre, causa polêmica e cai no esquecimento. Decidi, então, contar uma história paralela. O óvni é só para ilustrar as manipulações e as crendices populares”, diz Alonso.
Em Badagaru, não escapa ninguém na trama: os interesses comerciais, políticos e religiosos. O pastor neopentecostal, o padre católico, o umbandista e até os adeptos do culto xamânico se aproveitam da confusão para atrair fiéis para perto.
As prostitutas, as beatas, as fofoqueiras, os valentões, os professores e os bêbados também estão presentes nesta interessante e rica narrativa. O político não podia faltar na trama, assim como a vereadora que propõe a construção de uma pista para descer óvnis, aparece o interesse do prefeito da localidade em investir em turismo ufológico. Há o embate entre a ciência e a religião na figura do cientista destacado para estudar o fenômeno.
Para tal, Alonso trouxe personagens retirados de fatos reais que ele vivenciou nos mais de 35 anos de exercício da profissão de jornalista. O livro de 96 páginas sai pela editora bauruense PERSISTERE do professor Reginaldo Furtado, proprietário do Sebo “O Livreiro”. A arte da capa – que reproduz uma xilogravura em preto e branco da cena inicial da trama – foi feita pelo design gráfico Diogo Ladeira; e Beatriz Ferre Furtado assina o projeto gráfico.
Fone para contato: (14) 99794-3061
E-mail: aurelio94@gmail.com