Mãe de adolescente com suspeita de Covid-19 denuncia descaso em atendimento na UPA

Nessa semana, a munícipe Sônia da Souza, mãe de uma adolescente de 14 anos  fez um desabafo nas redes sociais, sobre o descaso da saúde pública de Ourinhos no atendimento a pacientes com suspeita de Covid-19.

A reportagem do Contratempo entrou em contato com  Sônia, que nos relatou que no último dia 08, sua filha teve contato com o seu tio, que trabalha como motorista de ambulância na secretaria municipal de Saúde e no dia 09, ele a avisou que teria feito teste rápido que diagnosticou positivo para o Covid-19 e já na sexta-feira, 10, ela começou a apresentar os primeiros sintomas do vírus.  ” Eu a levei na UPA no sábado, 11, e ela apresentava febre, falta de ar, dor ee garganta e fraqueza.  A médica  que a atendeu mal olhou na cara dela receitou Azitromicina e recomendou que ficasse em isolamento em casa, mas não encaminhou para realizar o exame para confirmar se tinha Covid.  Ela só tomou um comprimido e passou muito mal. A falta de ar piorou e a febre persistiu.  Então na terça (14) a levei novamente na UPA e o médico nos tratou com desprezo, sem nem olhar para minha filha, simplesmente pegou o  celular e começou a pedir comida por meio de um aplicativo e sequer ouvia o que eu relatava a ele. Por fim, ainda perguntou se eu tinha levado minha filha ” só por  causa disso “. No final, apenas a encaminhou para tomar um medicamento na veia e disse que o exame para o Covid só pode ser feito 10 dias após os primeiros sintomas”, afirmou.

Exame será feito apenas no dia 21

Segundo Sônia, após passar pela UPA pela segunda vez sem resolver o problema de sua filha, a levou ao Postão, onde foi notificada e orientada a ficar em isolamento. “Mesmo com a notificação, marcaram para ela fazer o exame de Covid apenas no dia 21, no posto de saúde do Jd. São Jorge. Ou seja, minha filha continua com febre e falta de ar e terá que ficar assim até dia 21, para confirmar se tem Covid e receber p tratamento adequado.  Fico indignada, pois a prefeitura fica fazendo propaganda nas redes sociais que a Saúde de Ourinhos tá ótima.  E eu pergunto então: essa é a Saúde de Ourinhos que eles falam que tá uma maravilha?”, criticou.

 

APOIE

Seu apoio é importante para o Jornal Contratempo.

Formas de apoio:
Via Apoia-se: https://apoia.se/jornalcontratempo_apoio
Via Pix: pix@contratempo.info