Março de 1947 nascia o Esporte Clube Vila Emilia
José Luiz Martins – Em 1947, animados com o sucesso de vários times de futebol espalhados pelas vilas de Ourinhos, amantes da bola de outro bairro bem próximo do centro da cidade tiveram a ideia de fundar um time.
O interesse era disputar os certames futebolísticos que atraia centenas pessoas às canchas da cidade nos finais de semana. Seus fundadores, entre eles Israel Rodrigues, Eurico Rossini Manoel Bento da Silva e Julio Melo resolveram denominar a nova agremiação de Esporte Clube Vila Emilia.
O nome escolhido além de ser a denominação do bairro, era o nome da esposa do ex-prefeito de Ourinhos, Horácio Soares. Foi uma forma de homenagear e agradecer à família Soares pela doação de uma área onde foi aberto um campo de futebol com máquinas cedidas pela empresa de Luiz Bicudo.
Localizada ao sul do município, a Vila Emilia é delimitada numa pequena área que vai da Rua Paulo Sá a Rua Santo Antonio e da Rua Expedicionário até a Rua Paraná. Conforme o jornal A Voz do Povo, edição comemorativa de 25 de dezembro de1957, dez anos após sua fundação, o E.C. Vila Emilia já era uma das principais equipes do futebol de várzea. No campeonato varzeano daquele ano, o clube chegou a final com onze partidas invicto. Nesse período foi considerado o time mais disciplinado da cidade. Seu campo, localizado no alto da vila, era um dos principais palcos do futebol ourinhense.
Em 1957 sua diretoria era composta por: Presidente: Arlindo Gomes; Vice: Israel Rodrigues Secretário: Antonio Batista Ferreira; Tesoureiro Jair Vivan. A equipe atravessou quatro décadas com várias gerações de atletas compondo a história do futebol varzeano e amador de Ourinhos.
As melhores colocações do time nos campeonatos amador se deram em 1979 quando ficou com o vice-campeonato perdendo para o E.C. Boa Esperança; e em 1983 também vice contra a equipe do NIDA. O clube existiu até o final dos anos 80.