MEMÓRIA: “Norton Cunha” primeiro locutor da Radio Clube de Ourinhos

José Luiz Martins –

Sob o pseudônimo de Norton Cunha, o ferroviário/radialista  Jairo Teixeira Diniz foi o primeiro locutor da Radio Clube de Ourinhos fundada em 1948. Mas sua história no que se convencionou chamar de comunicador,  iniciou-se treze anos antes quando ainda não havia rádio na cidade  e na região.

Jairo Teixeira Diniz (Norton Cunha) com 30 anos ao microfone da Rádio Clube de Ourinhos (1951)

Em 1935 Jairo Diniz ecoava sua voz no serviço de alto-falantes montado no coreto da Praça Melo Peixoto com as cornetas fixadas em um poste em frente ao Café Paulista onde hoje funciona uma loja de imigrantes chineses.

 

Sacada da Rádio Clube de Ourinhos em 1950 na Rua Antonio Prado, sobrado ao lado de onde hoje funciona a Drogasil

“Quando fechava o alto-falante, a praça que ficava sempre cheia despovoava, o som era transmitido do coreto, que tinha uma pequena torre. Isso foi em 1940, ainda com o Eudóxio, que depois vendeu para o Romeu Silva, que por sua vez vendeu para o dentista José Garcia de Oliveira, que transferiu para o Hermínio Gaino, tendo a mim como sócio”,  relatou  Jairo ao projeto Arquivo de Lembranças  em 2012 sobre o serviço que chamava-se Rádio Audição Pública e funcionava das 19h às 22h.

Clube Infantil ZYS7 – Dia 18/09/1949, Cine Ourinhos

A partir dos anos 50 do palco do recém construído Cine Ourinhos a Rádio Clube começou a transmitir ao vivo apresentações musicais com artistas locais,  Norton era o  apresentador do Programa intitulado  Calouros ZYS7 e  do Clube Infantil  que acontecia aos domingos após horário da missa matinal.

Dupla caipira do Clube Infantil das Rádio Clube de Ourinhos, em frente ao Cine Ourinhos (hoje teatro Miguel Cury)

 

Gravações do projeto Arquivo de Lembranças em 2012

Jairo Teixeira Diniz também trabalhou por muitos anos na Ferrovia São Paulo Paraná/ RVPSC/RFFSA, condição que fez com que adotasse o nome de “Norton Cunha” para diferenciar o ferroviário do radialista, contou ele que  faleceu em 2014 aos 93 anos. Nas imagens cenas das apresentações transmitidas do Cine Ourinhos pela ZYS7 Rádio Clube de Ourinhos intitulada a emissora “Rainha do Vale do Paranapanema”.

Imagens acervo  J.T. Diniz

APOIE

Seu apoio é importante para o Jornal Contratempo.

Formas de apoio:
Via Apoia-se: https://apoia.se/jornalcontratempo_apoio
Via Pix: pix@contratempo.info