×

MOÇÃO DE DE APOIO À LUTA DOS TRABALHADORES DA SAÚDE DA ATENÇÃO BÁSICA QUE ATUAM NAS UBSs DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

MOÇÃO DE DE APOIO À LUTA DOS TRABALHADORES DA SAÚDE DA ATENÇÃO BÁSICA QUE ATUAM NAS UBSs DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

O Movimento de Saúde da Zona Leste, presta total, irrestrito apoio e solidariedade a todos os profissionais da Saúde que prestam serviços no município de São Paulo, e que durante a pandemia tem atuado com empenho no enfrentamento a Covid e que nesse momento vivem uma situação em que diversos trabalhadores tem se contaminado e portanto se afastado das suas funções tendo por consequência uma falta de recursos humanos nas unidades e uma sobrecarga de trabalho para aqueles que ainda não adoeceram.

Desde novembro temos denunciado que as unidades estavam com seu quadro de trabalhadores escasso, equipes sem médicos chegavam a 50% ou mais do total das equipes . Esse retrato cruel com a população que fica desassistida e os trabalhadores exaustos e a mercê da reação muitas vezes violenta, por parte de alguns usuários ,nos impõem o dever de denunciar esse cenário e cobrar das autoridades, através da SMS e das O.S.S.s uma imediata ação frente ao caos instalado e que se agrava a cada dia. Não há Saúde Pública de qualidade quando não se oferece condições dignas de trabalho aos seus profissionais.

Não adianta enfrentar a pandemia olhando apenas para a Urgencia e Emergêcia!A população precisa que os serviços da atenção básica estejam plenos na sua missão de acolher, diagnosticar, testar e garantir o protocolo e fazer todas as outras atividades que cabem ao serviço.

Gostaríamos que o cenário fosse outro e não fosse necessário a paralisação dos trabalhadores, mas entendemos que a luta deles também é nossa!

Declaramos nossa solidariedade a essa luta, concordamos com a Carta Aberta assinada por diversos sindicatos da área e dirigida à população de São Paulo, enviada ao secretário municipal de Saúde e às OSS que atuam na Atenção Primária à Saúde e também a paralisação no dia 19/01/22.

A população usuária está sofrendo com horas intermináveis de espera nas AMAs e UPAs ,muitas vezes nem sendo atendidas; cansadas com a falta de medicamentos nas farmácias das unidades,cansadas com a falta de agendamento para seus retornos, seus exames e cirurgias sendo adiados.

Apelamos aos gestores que atendam às justas reivindicações de médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, farmacêuticos, recepcionistas, agentes comunitários, nutricionistas, psicólogos e tantos outros que atuam incansavelmente no combate à pandemia, contribuindo para salvar vidas.

Por contratação de mais profissionais para as equipes que hoje estão incompletas

para atendimento na unidades básicas

Por ampliação do quadro de trabalhadores no periodo da pandemia para garantir atendimento as demandas diárias sem agendamento prévio nas UBS

Por condições adequadas de atendimento: medicamentos, testes, EPI

Por um plano de enfrentamento ao COVID e reabertura da mesa de negociação do município.
oOo

Sinesio Gobbo

Núcleo Provisório Divulgação PT/Sp.

You May Have Missed