Nova CNH começa a valer em junho

Publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a resolução nº 886 em 13 de dezembro de 2021, trazem mudanças e exigências para nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) cuja troca do documento começa a partir de junho.

A substituição será gradativa para as novas habilitações assim como em casos em que os condutores já habilitados forem renovando ou emitindo a segunda via do documento.

Com novo visual o documento terá novas classificações impressas com veículos divididos por novas categorias autorizadas em todas as regiões do país.

O QRCode será mantido no documento, assim como servirá para validação e armazenamento de todas as informações de cada motorista, inclusive a foto.

A CNH conterá a letra “P” no caso do motorista que ainda possui a Permissão para dirigir, e “D” para quem já tem a carteira de motorista definitiva.

Além do visual remodelado, o novo documento trata das categorias veiculares que terão agora um total de 14 combinações, permanecendo as letras (A, B, C e D) e também uma sequência com o número 1.

Essa mudança tem como objetivo representar um padrão de letras e símbolos para todas as categorias de veículos em que o condutor esteja habilitado para a condução.

Sendo assim, dentro das categorias teremos subcategorias definidas na Convenção de Viena (A1, B1, C1, D1, C1E, e D1E) na nova CNH.

Através do novo padrão adotado a CNH do Brasil será reconhecida com mais facilidade entre outros países em que existe reciprocidade ao padrão mundial do documento.

Fonte Contran

APOIE

Seu apoio é importante para o Jornal Contratempo.

Formas de apoio:
Via Apoia-se: https://apoia.se/jornalcontratempo_apoio
Via Pix: pix@contratempo.info