O frevo e sua origem
Bem todos nós conhecemos o frevo dos carnavais, mas você já se perguntou qual a origem desse ritmo incrível?.
O frevo surgiu em meados do século XIX em Recife -PE, tradicionalmente associado ao carnaval de rua nordestino. A palavra “frevo” vem de uma variação de “frever”, uma variante da palavra “ferver”.
A música do frevo é contagiante tanto para quem a executa como para a plateia que dança junto. A música frevo veio antes da dança, era tocada em tradicionais desfiles de carnavais pelo exército; como o carnaval é ligado ao catolicismo, tocavam algumas marchas religiosas também.
Duas bandas foram muito importantes para se chegar no frevo que conhecemos hoje: a banda “Espanha” e a banda “Os 14”. Por começaram a competir entre si, passaram a tocar cada vez mais rápido e cantar mais alto.
Nessa mesma época, com a alegada justificativa de acabar com a violência, a polícia começou a perseguir os capoeiristas e prendeu muitos durante suas exibições. Os capoeiras reagiram de forma inteligente, carregando guarda-chuvas em vez de armas brancas e também disfarçando os movimentos da capoeira como movimentos de dança. A dança nasceu. O frevo tem seu surgimento datado em 1907 e é considerado patrimônio imaterial pela Unesco.
Algumas músicas de frevo pra você ouvir e conhecer.
– Frevo das vassourinhas
– Hino do galo da madrugada (Alceu Valença )
– Hino do elefante de Olinda
– Último Regresso (Bloco da Saudade)
– Frevo mulher (Zé ramalho)
Daniel Móvio
Músico Contrabaixista
Paraguaçu Paulista – SP