OAB Ourinhos: Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil promove eventos para celebrar o Dia da Consciência Negra

A Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil da 58ª Subseção da OAB de Ourinhos participa nos próximos dias de eventos comemorativos ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

Na quarta-feira, dia 17, às 19h30, a Coordenadora da Comissão, Dra. Carla Aparecida de Souza Rosa, participará, pela plataforma Zoom (https://us02web.zoom.us/j/85061888321), de uma roda de conversa, cujo tema será “Gênero e Racismo”.

A ação faz parte da Segunda Edição da Semana Restaurativa promovida pelo Núcleo de Práticas Restaurativas de Ourinhos e Região em parceria com o Grupo Gestor de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que acontecerá de 15 a 19 de novembro.

A Semana Restaurativa é celebrada durante a terceira semana de novembro, ocorrendo em diferentes países, como o Canadá, a Nova Zelândia, a África do Sul e o Japão. Igualmente, comunidades e instituições de diversas localidades do Brasil vêm integrando este movimento internacional, realizando atividades para divulgar e consolidar os princípios e ações da Justiça Restaurativa.

A finalidade é o compartilhamento do conhecimento e experiências, proporcionando a aplicação das práticas restaurativas às situações que envolvam questões de gênero de forma mais acolhedora e responsável.

No dia 20, às 17h, no Instituto Orquestra Sinfônica Nacional Brasileira (OSNB), situado à Avenida Domingos Carmerlingo Caló, 1289, a Comissão estará em mais uma roda de conversa, porém esta fará parte dos encontros culturais que serão realizados pelo Coletivo ENFRENTE. O tema será: “Educação, Trabalho e Políticas Públicas”. Neste dia, haverá também, apresentações culturais.

E por fim, no dia 23, às 14h, uma palestra no CRAS IV – Parque Minas Gerais, cujo tema será: “A naturalização do Racismo no Brasil”. O objetivo é trazer o conhecimento do conceito de racismo para a população e funcionários. Como a naturalização infringe os direitos e garantias da população negra no Brasil. E como buscar a proteção dos seus direitos.

Todos estão convidados para participar dos eventos comemorativos ao Dia da Consciência Negra. Lembrando que no dia 17, a transmissão será pela plataforma Zoom, para entrar basta clicar no https://us02web.zoom.us/j/85061888321, colocar o ID 850 6188 8321 e senha 490773.

 

 

 

Comentários no Facebook