Ourinhos a cidade da “desarborização oficial”  

 

Desfaçatez, cinismo, falta de compromisso ambiental e hipocrisia, assim pode ser classificada a atitude da administração municipal notadamente da Secretaria de Meio ambiente ao permitir a supressão de dois espécimes de Resedás, arvores plantadas em frente ao imóvel onde está instalada, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo na Rua Cardoso Ribeiro no centro da cidade.

Qual a justificativa para mais uma agressão ao meio ambiente ao arrancar as arvores impermeabilizar a área onde “funciona” um órgão publico municipal dificultando a absorção da água da chuva no solo e; abrir duas vagas de estacionamento no passeio público em uma cidade carente ao extremo de arborização principalmente na área central.

Favorecimento. Não há outro termo para classificar a ação predatória que, tudo indica, foi motivada para que secretário e diretores da tal Secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo possam estacionar confortavelmente seus automóveis para comodidade que só os cargos comissionados do alto escalão da prefeitura podem desfrutar.

Alias a Rua Cardoso Ribeiro é uma das vias menos arborizada no centro da cidade que, em toda sua extensão, após a quadra da Catedral até a rodovia Raposo Tavares, da para contar nos dedos das duas mãos a quantidade de árvores existentes.

Como tantas outras ruas centrais, a via pública em questão, é uma ilha de calor urbano efeito das altas temperaturas, sem sombras, menos absorção de gás carbônico (CO2), cortar arvores não ajuda na qualidade do ar das cidades e a qualidade de vida das pessoas.

Não há qualquer noticia de algum plano ou ações de arborização na área central por parte da Secretaria de Meio ambiente, em vez de zelar pela preservação da cobertura vegetal abre mão para o privilégio de algumas pessoas ou a determinado grupo.

APOIE

Seu apoio é importante para o Jornal Contratempo.

Formas de apoio:
Via Apoia-se: https://apoia.se/jornalcontratempo_apoio
Via Pix: pix@contratempo.info

Comentários no Facebook