Ourinhos tem aumento de casos de dengue entre janeiro e março
O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Ourinhos alerta para o aumento de casos de dengue registrados no município nos últimos meses. Somados os casos constatados em janeiro (02), fevereiro (17) e 69 casos entre os dias 01 e 29 de março, já são 88 em apenas três meses. Desse total, 82 autóctones e 06 importados.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica os agentes de endemia têm reforçado as visitas nas residências como forma de identificar focos de dengue e também com o objetivo de orientar os moradores sobre a importância de realizar ações simples de combate ao mosquito
Dengue se alastra pelo país
O Brasil vive um novo ciclo de aumento da transmissão da dengue nesses primeiros meses de 2022. O número de casos aumentou 72% no primeiro trimestre do ano em comparação com o mesmo período do ano passado.
Transmitida por um mosquito, o Aedes Aegypti, a principal proteção contra a dengue é a prevenção, com medidas que evitam a proliferação do inseto. O mosquito, aliás, também é responsável por propagar chikungunya e zika.
No Brasil, uma vacina foi desenvolvida pelo Instituto Butantan e está em fase de testes. Também há uma vacina aprovada no país, fabricada por um laboratório estrangeiro, mas que não é distribuída pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Importante ressaltar que 80% dos focos da larva do Aedes Aegypti estão em domicílios. Diante disso, ações simples podem ajudar no combate ao mosquito, colmo conservar o quintal sempre limpo, evitar água parada em pequenos objetos, pneus, garrafas e vasos de plantas, manter caixa d’água sempre fechada e realizar limpeza periódica, vedar poços e cisternas, descartar lixo de forma adequada.