PF cumpre mandados na Santa Casa de Santa Cruz do Rio Pardo
Os policias federais ficaram na Santa Casa de Santa Cruz do Rio Pardo por uma hora e meia para cumprir mandados de busca e apreensão. Na mira da PF estava um equipamento de Raio-X usado no centro cirúrgico da Santa Casa. De acordo com a atual administração, aparelho foi comprado em 2014 e custou R$ 160 mil.
A suspeita da polícia é que o equipamento tenha sido importado e revendido ao hospital de forma irregular por meio de uma organização criminosa que fraudava a Receita Federal. As mercadorias eram vendidas com preços abaixo do mercado para que o imposto fosse menor do que a realidade. Em 2014, a Santa Casa tinha outra administração, mas o novo gestor Carlos Belarmino afirma que o aparelho foi comprado de forma legal.
O equipamento não foi levado e vai continuar sendo utilizado na Santa Casa. A PF que batizou a Operação de Equipos cumpriu 62 mandados de busca e apreensão e 19 de condução coercitiva em 44 municípios de 19 estados da federação. Estão sendo investigados os crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, associação criminosa, contrabando, facilitação do contrabando e falsidade ideológica.