Rotary promove hoje (21/03) palestra sobre tratamento de água por Biorremediação
O que é Biorremediação e qual a sua importância
A Biorremediação é um processo em que bactérias, fungos ou algas são utilizados na descontaminação do meio ambiente. O termo “bio” refere-se aos seres vivos e “remediar” refere-se às ações de reduzir ou remover o agente contaminante da natureza. Esse é um dos princípios ligados à Engenharia Ambiental.
A Biorremediação serve para restaurar o equilíbrio do ecossistema original, sem causar danos colaterais! Justamente por isso é que agentes naturais são utilizados. Ou seja, é empregada para atacar contaminantes específicos, como hidrocarbonetos do petróleo e compostos orgânicos clorados.
A Biorremediação pode ser aplicada em qualquer ambiente natural que sofreu acidentes ambientais. Vazamento de hidrocarbonetos (petróleo) no oceano, derramamento de resíduos fabris, solos contaminados com metais, aterros sanitários… são vários os locais em que essa estratégia pode ser aplicada.
Na limpeza de derramamentos do óleo, por exemplo, adiciona-se fertilizantes de nitrato ou de sulfato para facilitar a decomposição do óleo pelas bactérias do meio.
Como a Biorremediação ocorre
O processo ocorre com o próprio metabolismo natural dos micróbios. Em um ecossistema afetado com resíduos, nem sempre os organismos nativos conseguem recuperá-lo com velocidade.
Assim, aplica-se novos seres adaptáveis à região para maximizar essa ação ou cria-se um ambiente químico que favoreça a reação (teor de nutrientes, atividade enzimática, temperatura, pH…).