×

TCE vê indícios de não cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal em cidades da região.

TCE vê indícios de não cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal em cidades da região.

75 cidades do centro-oeste paulista, entre elas Ourinhos, Bauru, Botucatu  e Jaú, correm risco de não cumprirem a Lei de Responsabilidade Fiscal por estarem com arrecadação abaixo do previsto ou apresentarem indícios de comprometimento da gestão orçamentária. Questionadas, as prefeitura de Jaú e Ourinhos não responderam. sobre o alerta do  Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE)  direcionado para 85% das cidades paulistas.

Os principais erros dessas 75 prefeituras incluem, segundo José Paulo Nardone diretor regional do TCE ouvido pelo G1, não cumprir a aplicação do que é obrigatório na área da educação, por exemplo, e na área da saúde. Há também o descompasso entre receitas e despesas.

José Paulo, disse que, se a situação não for regularizada até o fim do ano, haverá prejuízos para a própria política pública, já que o tribunal pode deixar de concluir uma obra. Nesse caso, o gestor também pode ser responsabilizado.

O TCE se reuniu com as prefeituras para discutir sobre os dados colhidos preventivamente no primeiro trimestre deste ano. O intuito é orientar os gestores que, segundo José Paulo, ainda pecam na administração.

“O interesse do tribunal é que o recurso seja bem aplicado. Se ele observar os nossos alertas, as novas advertências, as chances de ele errar e ter que se apressar com medidas não planejadas diminui”, informou.

Questionada pela reportagem, a Prefeitura de Bauru informou que sempre atua para cumprir todas as determinações legais em questões de saúde e educação.

A regularização orçamentária já começou, segundo a prefeitura, com os pagamentos do IPVA e do IPTU. Até o fim do ano, os gastos deverão estar dentro do previsto em lei.

Já a Prefeitura de Botucatu disse que os sinais de alerta fazem parte da rotina do TCE e que já recebeu em anos anteriores os mesmos alertas. Até o final do ano em exercício, todas as questões administrativas estarão de acordo com a legislação, assim como em anos anteriores.

 

Fonte G1

You May Have Missed