×

Vereadores Cícero Aquino e Alexandre Zóio tem mandatos cassados pelo TSE

Vereadores Cícero Aquino e Alexandre Zóio tem mandatos cassados pelo TSE

 

Em sessão realizada ontem 5ª feira (09), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu anular os votos recebidos pelo partido Republicanos nas eleições de 2020 para o cargo de vereador no município de Ourinhos. Com a decisão os vereadores do partido Cícero (investigador) Aquino e Alexandre (Zóio) Araujo Dauage perdem o mandato na Câmara Municipal, a resolução atinge também os suplentes do partido.

A cassação tem na origem em uma ação de investigação judicial eleitoral iniciada há dois anos no TRE – Tribunal Regional Eleitoral (SP) após denuncias de que o partido utilizou candidaturas femininas fictícias para o cargo, burlando a cota de gênero nas Eleições de 2020.

A ação chegou ao TSE em Brasília por conta de recurso especial interposto por Claury Alves da Silva presidente do Diretório de Ourinhos do Partido Social Democrático – PSD, partido do prefeito Lucas Pocay, pedindo a cassação dos diplomas de Cícero e Alexandre Zóio.

O ex prefeito Claury presidente do PSD em Ourinhos

No processo o diretório do Republicanos em Ourinhos é acusado ter registrado duas candidatas, sem que estas tenham tido sequer a intenção de verdadeiramente disputar uma vaga ao cargo de vereadora para preencher a cota de gênero.

Nos autos consta que a candidata Jéssica Malaguini Souza, filha do presidente do Republicanos Mário Mercante, a despeito de ter concorrido até o final do pleito, não obteve um voto sequer, nem mesmo o seu ou de seus familiares.

A candidata Pâmela Maia Garcia que teve apenas 19 votos prestou contas com indicação da produção de santinhos, mas mesmo assim figura no processo como candidatura com evidências fraude.

A acusação alude que a despeito da existência de receitas, ainda que ínfimas, não há qualquer despesa, extrato bancário, notas fiscais eletrônicas, NADA, a sequer sugestionar a realização de movimentação financeira, atos de campanha, atos de propaganda, ou ao menos a intenção de concorrer ao pleito.

Afirma que os elementos dos autos não podem ser analisados de forma isolada, mas sim conjuntamente, destacando a existência de parentesco entre as candidatas e a semelhança verificada nas respectivas prestações de contas.

Mário Mercante presidente do diretío do Republicanos em Ourinhos

O Tribunal Superior Eleitoral aplicou os precedentes invocados no recurso especial interposto por Claury  Alves da Silva presidente do PSD local, e decidiu pelo reconhecimento da existência à cota de gênero, com a consequente cassação dos mandatos e a anulação de todos os votos obtidos pela chapa proporcional do Partido Republicanos de Ourinhos/SP.

A reportagem tentou contato com os vereadores Cícero e Alexandre Zóio, com o presidente do Republicanos Mário Mercante mas eles não foram encontrados.

You May Have Missed