Vídeo Reportagem Resistência: “Ana Vídeo 30 anos”
Aberta em 1993, a Ana Vídeo Locadora é a única ainda atuar com aluguel de filmes em DVD em Ourinhos, uma atividade que foi muito promissora no passado recente, a locação de filmes presencialmente caminhou gradualmente para quase extinção com o surgimento de novas tecnologias como o streaming via internet.
A audiência de filmes on line trouxe certa “comodidade” ao público, com isso o desinteresse das pessoas pela locação da mídia física dos DVDs levou as vídeo locadoras a fecharem as portas e praticamente desaparecer no mundo inteiro.
Ourinhos teve outros estabelecimentos de locação de filmes e até meados dos anos 2000 era comum na vida de muitos ourinhenses irem até uma locadora escolher os filmes de preferencia para curtir em casa.
Passado 30 anos de seu surgimento, a Ana Vídeo é a única remanescente nessa atividade na cidade em meio às plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime Video entre outras que dominam o mercado de filmes.
Neste vídeo o proprietário Rodrigo Tojeiro contou ao jornalista José Luiz Martins um pouco da história da Ana Vídeo que esteve presente no cotidiano dos ourinhenses por três décadas chegando a ter quatro lojas.
Para reportagem exclusiva do Jornal Contratempo, ele relatou a experiência de ter vivido o auge das fitas de VHS e a ascensão e declínio do DVDs que aos poucos foi perdendo espaço e realidade do segmento hoje, muito diferente dos áureos tempos.
Mais por paixão do que um negócio, Rodrigo ainda resiste trabalhando com o aluguel de filmes para um seleto público de aficionados que frequentam e mantém a Ana Vídeo em atividade disponibilizando mais de 18 mil títulos inclusive novos lançamentos.
Estabelecida na Rua Padre Rui Candido da Silva na vila Odilon a Ana Vídeo Locadora só abre as sextas feiras e sábados das 16h às 21h. Confira o vídeo que traz também o depoimento de clientes que semanalmente vão ate a locadora em busca de entretenimento, das emoções e conhecimento que a sétima arte nos possibilita.