Rock Rio Pardo: o festival de rock

Evento da cidade de Santa Cruz do Rio Pardo completa dois anos sem realizar os shows de bandas locais e consagradas nacionalmente em razão da situação pandêmica

 

Juliana Neves

 

Rock Rio Pardo é um festival gratuito e beneficente do ritmo musical rock. É o evento que reúne bandas que estão conquistando espaço no mercado musical e as bandas já consagradas. A origem do festival é de 2002, em Santa Cruz do Rio Pardo, quando havia muitas bandas na cidade e algumas delas se juntaram e formaram a comissão de bandas.

Com a formação da comissão, começaram a buscar por parcerias para realização de um festival, para que a cidade e região conhecessem os talentos musicais. Mas era muito difícil de encontrar locais com boa estrutura para apresentações de bandas de rock, naquela época. Até que, com muito esforço e dedicação, nasceu o Rock Rio Pardo que hoje é um festival muito valorizado.

De acordo com Jorge Luiz Salaro Junior, conhecido como Alf e presidente da comissão de bandas, o festival possui três objetivos. O primeiro é proporcionar uma estrutura de qualidade para apresentação profissional das bandas, o segundo é oferecer entretenimento para as pessoas que moram no interior sem tirar dinheiro delas e o terceiro é promover ações sociais. Desde o início, em 20 anos, o festival realiza uma campanha de arrecadação de alimentos para entidades sociais.

“Começamos com nosso primeiro grande show, em 2013, com a banda Dr.Sin em uma prévia do que seria nosso festival. A banda foi nosso primeiro contato com o que é produzir um show de rock, de lá pra cá, a lista segue com Ultraje a Rigor, Raimundos, Ira!, Velhas Virgens, Titãs, Sepultura, Matanza, Frejat, cachorro Grande, Angra, Nando Reis, Cpm22, e Pitty. […] O primeiro show do Sepultura, banda com vasta carreira internacional, chegou arrepiar de ver essas pessoas tocando, fora a humildade. Jimmy London fazendo um elogio ao evento e o Frejat fazendo um show memorável numa noite incrível de inverno, são momentos inesquecíveis”, explica o presidente.

A última edição do Rock Rio Pardo foi em 2019 e ao ser avaliada por Jorge, a resposta é certeira ao dizer que a última é sempre a melhor. O motivo é que naquele ano o festival foi aperfeiçoado, melhorando os pontos fracos que aconteceram nos anteriores. Mas, infelizmente, em razão da pandemia de coronavírus não foi mais possível fazer acontecer o festival de rock.

Banner de 2019 (Foto: Facebook Rock Rio Pardo)

“Foi um misto de decepção com saudade, mas entendemos que o melhor era ficar quieto, esperar que tudo pudesse ser feito com segurança e qualidade, como sempre. Estamos aguardando ansiosos ainda o retorno para adrenalina subir novamente nos corres dos bastidores e das reuniões de pré evento. Não pense que ficamos parados, a comissão é formada por integrantes de bandas, então fizemos uma reunião para decidir sobre as lives do festival de 2020. E em setembro, divulgaremos as lives para 2021 com o objetivo de matar um pouco da saudade”, conta Alf.

Banner de divulgação do festival que seria em 2020 (Foto: Facebook Rock Rio Pardo)

Portanto, a sensação de não ter o festival de rock em dois anos seguidos é de um vazio para a produção, para o público que acompanha e está presente no evento e para todas as bandas de rock. Mas a comissão está confiante, mesmo com a situação tardia da vacinação, de que em 2022 haverá a possibilidade de retornar com o Rock Rio Pardo presencial para todo o município e região.

Por fim, Jorge Junior pontua que a comissão não trabalha com expectativas, “vamos muito além daquelas que conseguimos visualizar. Sempre fomos assim, e assim manteremos. Criar expectativas muito alta às vezes nos deixam com sentimento ruim em alta velocidade. Nós projetamos sempre o próximo ano e o próximo ano ainda é uma incógnita, estamos torcendo para que consigamos realizar o evento em um padrão, talvez essa seja a expectativa futurista”.

APOIE

Seu apoio é importante para o Jornal Contratempo.

Formas de apoio:
Via Apoia-se: https://apoia.se/jornalcontratempo_apoio
Via Pix: pix@contratempo.info