×

Dória estende quarentena até dia 28 e atualiza flexibilizações em cidades

Dória estende quarentena até dia 28 e atualiza flexibilizações em cidades

O governador João Doria (PSDB) anunciou na tarde desta quarta-feira, 10, que vai prorrogar a quarentena até o dia 28 de junho devido a propagação do coronavírus e mudará a classificação das cidades do estado no Plano São Paulo, de retomada gradual das atividades econômicas.

Ourinhos, que está na região de Marília, continua na fase laranja. Porém o prefeito Lucas Pocay (PSD) já havia liberado o funcionamento de seguimentos pertencentes a fase amarela, como bares, restaurantes, lanchonetes e afins, que estão funcionando com limite de 20% da capacidade. A Prefeitura de Ourinhos ainda não se manifestou sobre a prorrogação da quarentena.

A Grande São Paulo, o litoral paulista e a cidade de Registro vão passar da fase vermelha (mais crítica) para a laranja (com menos restrições). As medidas de flexibilização passam a valer na próxima segunda-feira (15). Já as cidades de Barretos, Presidente Prudente e Ribeirão Preto, no interior paulista, foram reclassificadas na fase vermelha devido ao aumento da propagação do coronavírus. Com isso, volta a ser proibida a abertura do comércio não essencial nessas cidades.

“O governo de São Paulo decreta nova quarentena de 15 a 28 de junho, será o quinto período de quarentena no estado de São Paulo, esta nova quarentena será denominada quarentena heterogênea, onde será aplicado o Plano São Paulo. Será uma retomada consciente da economia por fases e por regiões conforme prevê o plano São Paulo, com cuidado, com segurança e dentro dos limites determinados pela ciência e pela medicina e dessa orientação nós não nos afastaremos”, disse Doria.

Novo mapa mostra evolução da situação das regiões no Plano São Paulo em 15 dias. — Foto: Reprodução/Governo do Estado de São Paulo

Recuo

Já as regiões de Bauru e Araraquara, no interior paulista, retrocedem na flexibilização e passaram da fase amarela para a laranja, com mais restrições.

Em Barretos e Presidente Prudente, que iniciaram a flexibilização na fase amarela para a vermelha, sem passar pela laranja. Ribeirão Preto passou do laranja para o vermelho. As demais regiões do estado continuam laranja. Na fase amarela era permitido até a abertura de bares e restaurantes para o público.

As regiões que passaram para o vermelho terão medidas mais restritivas. “A região de Ribeirão Preto teve um crescimento de casos, principalmente no que diz a respeito das internações de caso Covid, suspeitos e também de óbitos. Nesta semana, o crescimento acima da semana anterior de internações foi de 51% e a variação e óbitos acima da semana anterior foi de 100% na região de Ribeirão Preto. Na região de Presidente Prudente, a variação de internações foi de 60% e a de óbitos foi de 50% a mais com relação a semana anterior. E pra finalizar, a região de Barretos teve um crescimento de internações de 93% acima da semana anterior e de 100% em óbitos”, explicou Patricia Ellen.

Na fase vermelha não será permitida a abertura do comércio;
Na fase laranja será permitida a abertura do comércio com restrição;
Na fase amarela será permitida a abertura do comércio, mas com algumas restrições;
Na fase verde será permitida a abertura do comércio, ainda com algumas restrições;
E na fase azul será permitida a abertura total do comércio, sem restrições.

Fase laranja

Na fase laranja o governo permite, com restrições, a reabertura de alguns setores da economia a partir do dia 1º de junho, desde que aprovado pela Prefeitura do município, são eles:

Atividades imobiliárias
Escritórios
Concessionárias
Comércio
Shopping Center

Fonte: Passando a Régua

You May Have Missed