×

Em ato contra racismo e pela democracia, ativista negro sofre abordagem abusiva de PM

Em ato contra racismo e pela democracia, ativista negro sofre abordagem abusiva de PM

Na tarde desse domingo, 07, assim como nas principais cidades brasileiras, militantes que lutam contra o racismo e o fascismo e pela democracia realizaram uma manifestação pacífica na praça Mello Peixoto, no entanto, antes do seu início, quando ainda havia poucas pessoas na praça, o jovem ativista negro Weverton Augusto que estava sentado em um banco da praça ao lado de sua namorada, foi abordado de forma abusiva por policiais militares que estranhamente para uma tarde tranquila de domingo, estacionaram veículos na praça, com claro intuito de intimidação.

Em sua página de uma rede social após o evento, Weverton relatou o que aconteceu e a humilhação e constrangimento a que foi exposto, apenas por ser negro, já que nenhum outro manifestante foi abordado pela PM, nem antes nem durante o evento, que terminou de forma pacífica e tranquila.

 

 

 

 

 

 

Fala de Weverton no Facebook

É isso, tô chorando, acabei de ser humilhado no meio da praça no centro de Ourinhos apenas por ser negro, segundo a PM eu era “suspeito” fui enquadrado e revistado dos pés a cabeça tive minha mochila revirada.
Logo agora onde a pauta do preconceito e violência policial contra os pretos vem sendo discutida todo dia, e mesmo com toda a discussão todos presentes na praça viram o ocorrido e nem mesmo os que estavam ali para a manifestação fizeram algo, mas tenho ctz q nas redes sociais são anti racistas, mas apenas na Net pois quando acontece na frente de seus olhos vocês ignoram, ignoram pq pra vocês assim como os PM, sou suspeito! — em Cidade de Ourinhos – SP.

O jovem Weverton Augusto que sofreu abordagem abusiva da PM

You May Have Missed