Indefinição de leitos de UTI e queda de isolamento social pode deixar Ourinhos fora da flexibilização

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse nesta segunda-feira, 25, que a partir do dia 1º de junho deverá adotar a “quarentena inteligente”, na qual as medidas de isolamento social irão variar a depender dos aspectos particulares de cada região do estado. O anuncio oficial com os detalhes da mudança deverá acontecer nesta quarta-feira, 27.

Os critérios do Comitê de Combate ao Coronavírus do Estado de São Paulo, hoje liderado pelo Dr. Dimas Covas, contemplam 4 pontos: taxa de ocupação de leitos de UTI abaixo de 80%, índice de isolamento em pelo menos 55% (baseado na medição pelo sinal do telefone celular), redução sustentada do número de novos casos por 14 dias e baixa taxa de transmissão da doença.

Os municípios serão identificados por quatro cores que sinalizam o grau do problema (vermelho, laranja, amarelo e verde). Por esses critérios, Ourinhos pode ficar de fora da flexibilização, já que nos últimos 20 dias Ourinhos ficou abaixo de 55% no índice de isolamento social. O último índice divulgado, de domingo, 24, Ourinhos obteve 50% de percentual de isolamento.

Outro agravante é o fato dos 10 leitos de UTI exclusivos para Covid-19 ainda não estarem credenciados pelo SUS para sua utilização, apesar de estarem prontos, mas não foram liberados. Com isso Ourinhos contaria apenas com os 15 leitos que a Santa Casa de Ourinhos já possuia entes mesmo da pandemia, que são usados para todos os casos de urgência e emergência da região (13 municipios) e não somente para a Covid-19 e que tem taxa de ocupação acima de 80%.

Prefeito chegou garantir a liberação de UTis na Santa Casa

O prefeito de Ourinhos, Lucas Pocay (PSD), ter garantido, na última quinta-feira, 21, disse que estava tudo “ok” (reveja o vídeo abaixo) e os 10 leitos de UTI’s (Unidades de Terapia Intensiva), exclusivos para pacientes com Covid-19, já estavam liberados para atendimento, o que não é verdade.

Mais de duas semanas sem casos novos confirmados de Covid-19 na Santa Casa de Ourinhos

De acordo com o Boletim da Santa Casa divulgado no começo da tarde desta terça-feira, 26, o hospital apresenta uma situação controlada de casos. Com apenas uma pessoa internada confirmada com a doença.

FONTE: Passando a Régua