Lucas Pocay deve anunciar novas medidas de flexibilização da quarentena

O prefeito de Ourinhos, Lucas Pocay (PSD), realiza na tarde desta terça-feira, 30, mais uma reunião do “Comitê de Enfrentamento ao Coronavirus” e deve anunciar novas medidas ainda hoje sobre as atividades no município durante a flexibilização da quarentena. Ourinhos é uma das únicas cidades da região que ainda mantém atividades da fase amarela (funcionando o comércio, shoppings, bares e restaurantes), enquanto que municípios como Marília e Assis, estão respeitando a determinação do governo do estado, com funcionamento apenas de serviços essenciais, na fase vermelha do Plano São Paulo.

Em uma rápida “Live” (transmissão de vídeo ao vivo no Facebook) (veja o vídeo abaixo), Lucas deu entender que vai manter as atividades funcionando, mesmo com o registro de mais um óbito nesta segunda-feira, 29. Lucas aproveitou para avisar as igrejas, que não vai mais tolerar a realização de celebrações presenciais e é para eles se organizarem e realizarem celebrações “drive thru”, utilizando o recinto Olavo Ferreira de Sá, com os fieis em seus carros. (veja o vídeo abaixo).

Santa Cruz vai fechar tudo, mas celebrações religiosas poderão ser realizadas

O prefeito Otacílio Parras (PSB) anunciou hoje (30) que Santa Cruz do Rio Pardo vai respeitar a fase vermelha. Ele deverá assinar um decreto que entra em vigor a partir deste final de semana. Ontem (29), o prefeito já havia anunciado que iria proibir o comércio de funcionar aos sábados e que os supermercados não abririam aos domingos. Hoje, as medidas tornaram-se ainda mais restritivas.

De acordo com as explicações de Otacílio, só estarão autorizados a funcionar estabelecimentos considerados como atividades essenciais. A partir de sábado, vão fechar academias, bares, lojas, salão de beleza, barbeiros e outros estabelecimentos. O delivery é permitido, mas sem consumo no local.

Os supermercados, segundo o prefeito, poderão ter horários diferenciados, mas não vão mais abrir aos domingos. Lojas com produtos relacionados à construção civil poderão continuar funcionando, mas com portas fechadas e sem expediente aos sábados e domingos. As autopeças só poderão operar em sistema de delivery. Os trailers de food trucks estarão liberados, mas com distanciamento de 100 metros entre um e outro, não sendo permitido estacionar em frente às praças e locais com bancos. O consumo no local também é proibido.

As novas medidas devem manter o funcionamento de cultos e missas no município, mas com as regras estabelecidas pelo ministério da Saúde, sendo obrigatório o uso de máscaras e a distribuição de álcool em gel. Farmácias, óticas, consultórios médicos e clínicas veterinárias poderão funcionar normalmente.

Otacílio Parras alertou que a fiscalização será rígida e os infratores estarão sujeitos a multas e, em casos mais graves e de reincidência, à interdição total do estabelecimento até o final da pandemia. Na primeira notificação, por exemplo, o local será imediatamente interditado por dois dias.

Fonte: Jornal Debate

Comentários no Facebook