L´État Cést Moi

Peguemos numa daquelas novas notas de 200 Reais, que muita pouca gente viu. Agora multipliquemos por 9% e teremos o resultado 180 reais. Pois bem, para entendermos a inflação basta pegar numa conta qualquer de 200 reais e saber que já não temos 20 reais para a pagar. Onde os vamos buscar? Não sei, ninguém sabe, mas temos que a pagar de um jeito ou de outro. Este governo, ou desgoverno nos leva para o abismo, para o fundo do poço sem possibilidade de lá sair. Inflação, desemprego, preço dos bens, preço dos combustíveis, um imenso mar agitado que já nos passa por cima da cabeça e não nos deixa respirar direito. Uma tempestade perfeita para as classes sociais mais ricas. Aquelas classes sociais que patrocinaram as viagens e a alimentação para as manifestações de 7 de setembro. Já não se comemoram os 199 anos da Independência do Brasil, se comemora o apoio ao Presidente e a tentativa de golpe por ele orquestrada. Ontem, durante as manifestações, falei em tom jocoso que a água brasileira deve ter algo que deturpe a capacidade de raciocínio do brasileiro. Não é possível continuar apoiando golpes e ver os níveis da inflação, do desemprego, da pobreza. As pessoas foram para a rua apoiar golpes, defender um energúmeno que nunca fez nada na vida, a não ser viver às custas do erário público. Acredito que esta tenha sido a última tentativa de golpe do Presidente. O Presidente e seus ridículos seguidores não cansam de ser ignorantes e burros. Alexandre de Moraes está sendo vítima de um ataque sem precedentes porque será no próximo ano Presidente do TSE. Alexandre de Moraes não tem culpa dos níveis de inflação, do preço do gás, do preço dos combustíveis, da carne, da taxa de pobreza e do desemprego. Tudo isso facilmente se atribui a culpa ao desgoverno que não sabe governar, é que não servem para nada mesmo, nem a aventesma do Presidente da Caixa Econômica Federal. Alexandre de Moraes nem culpa tem de mandar prender trovões e rojões, foram tudo pedidos de Augusto Aras, que, para quem não lembra, é Procurador Geral da República, e quando foi sabatinado para segundo mandato, resolveu trabalhar, aliás, ele não, a sua sub procuradora, amicíssima do clã Bolsonaro. Por isso entendo que estas prisões sejam jogadas dentro das 4 linhas da Constituição para argumentar e lutar contra o STF, não teria outra forma de lutar contra se não fosse pelas prisões de seu gado.

Este dia 7 de setembro de 2021 acaba por ser uma decepção para o Presidente e seu rebanho a meu ver. Não foi um mar de gente como idealizavam, depois de programar durante 2 meses e tendo os evangélicos e empresários bancado tudo e obrigado seus funcionários a ir à manifestação. Triste demais o país que o Brasil se tornou. Aos olhos da mídia mundial hoje teve um cheiro a golpe. E quem está ganhando com isso paga, banca porque quer que o bolso cheio continue. Grande agronegócio que vai de vento em pompa, não importa o que se faz, importa é encher os bolsos. As contas serão prestadas aqui, não lá em cima, cuidado porque Deus é justo, até para os evangélicos. Mas atenção que a culpa não morre somente no Bolsonaro e seu rebanho, ela passa por toda a corja de todos os poderes que apoiou o golpe contra Dilma, a perseguição a Lula e por aí fora, até chegarmos onde nos encontramos hoje. E o mais engraçado de tudo isto foi ver manifestações antidemocráticas com uso e abuso de dinheiro público, ele era carro conversível, era helicóptero, enfim, até Queiroz foi tratado como um herói nas manifestações. Triste inversão de valores desta sociedade falsa e podre que afirma que é conservadora, mas depois estão todos pecando e melhor nem falar de seus pecados porque envolve posições menos aceitas pela sociedade dita tradicional. É a velha máxima, os oprimidos querem ser confundidos com os opressores.

Da nossa cidade, o que dizer de uma empresa como a Avoa afirmar que ia falir, que recebe 250 mil reais mensalmente para poder continuar a funcionar e depois se presta a transportar gratuitamente para as manifestações de apoio ao Presidente? Da empresa não falarei muito, até porque ela tem empresários por trás e empresários com dinheiro são bolsonaristas, porque nunca ganharam tanto dinheiro como nos dias de hoje. Mas tenho que criticar a atuação da gestão municipal. Assim que a notícia saiu, a gestão deveria ter feito uma live, como faz muitas outras sem nexo, e criticado abertamente a postura da empresa. Acredito que o Prefeito não seja bolsonarista, acredito que não seja gado, que não muja, mas que ficou feio para a gestão ficou. Como se pode usar dinheiro público e não se investigar o seu correto uso? É somente nestes 250 mil reais mensais ou não tem controle em todo o dinheiro público? Acredito que não porque veja-se o abuso de 1.000 reais de ajudas de custo. Já podem todos ir passear e levar parentes ou pessoas com alguma afinidade, ou até quem sabe pessoas que tenham interesse em conhecer melhor e bancam tudo para se mostrar. Esses 1.000 reais seriam muito mais valorizados se o servidor público fosse reconhecido, tivesse aumento, fosse considerado uma pessoa e não um ser estranho para esta gestão. Gestão que odeia servidor público diga-se de passagem. Tem inclusive que ser obrigado pela justiça a repor o reajuste salarial, triste demais. Mas espero do fundo do coração que as pessoas se lembrem, porque hoje a cidade está toda contra a gestão, a escala de apoio deve ser a mesma de apoio ao Presidente da República, atrevo-me a dizer menos, bem menos. Os gostos na página iludem, contabilizem os bloqueados que só manifestaram uma opinião, não foram ofensivos nem mal-educados, mas são riscados assim que colocam algo em causa.

Termino com uma frase de Kurt Vonnegut, escritor norte-americano:

“Humanista é uma pessoa com grande interesse pelos seres humanos. Meu cachorro é humanista.”

Pedro Saldida

APOIE

Seu apoio é importante para o Jornal Contratempo.

Formas de apoio:
Via Apoia-se: https://apoia.se/jornalcontratempo_apoio
Via Pix: pix@contratempo.info