Desemprego bate recorde segundo dados oficiais

O dados divulgados pelo IBGE nesta última quinta-feira, 3, trazem números alarmantes. De acordo o levantamento feito pelo órgão,
no 3º trimestre de 2020, a taxa de desocupação (desemprego) atingiu o recorde de 17,9% no Nordeste, o maior número entre as grandes regiões. Já o Sul teve a menor taxa entre elas: 9,4% (Figura 01).

Figura 01 (Foto: PNAD Contínua)

O estado de São Paulo está em uma situação preocupante com uma taxa de 15,1%, acima da media nacional. A taxa de subutilização da força de trabalho foi maior em Alagoas (49,3%) e menor em Santa Catarina (12,7%). Na Figura 02, você pode conferir as taxas das outras Unidades da Federação. Os dados divulgados são provenientes do levantamento sistemático realizado pela PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).

Figura 02 (Foto: PNAD Contínua)

Apesar dos dados ruins sobre desemprego, a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que a situação pode ser ainda mais dramática. A taxa de pessoas trabalhando caiu de 54,8% no 3º trimestre de 2019 para apenas 47,1% no 3º trimestre desse ano, o pior resultado da história. Dessa variação negativa de 7,6 p.p. apenas 2,8 p.p. foram captados pela taxa de desemprego. Assim, conforme termine o auxílio emergencial, o que obrigará as pessoas a procurarem por emprego, e as pessoas sejam vacinadas a taxa de desemprego poderá chegar a 19,6%, um número alarmante que o Brasil jamais registrou em toda a sua história.

Diante da gravidade da situação, economistas do mundo todo têm apontado a necessidade do gasto público para a retomado da economia e para a geração de empregos, o que inclui o ultraconservador Fundo Monetário Internacional. Mas, infelizmente, por aqui o Ministro Paulo Guedes ainda está preso a um arcaico liberalismo dos anos 70, que já caiu em descrédito em todo o mundo.

APOIE

Seu apoio é importante para o Jornal Contratempo.

Formas de apoio:
Via Apoia-se: https://apoia.se/jornalcontratempo_apoio
Via Pix: pix@contratempo.info