Empresário ourinhense divulga publicação ofensiva e ameaçadora ao ex-presidente Lula
Autoridades do PT local acataram a denúncia de pessoas indignadas com a publicação e aguardam pelas adequadas providências ao caso
Juliana Neves
Na segunda-feira passada, 8, um empresário da cidade de Ourinhos publicou em seu perfil pessoal do Facebook dizeres de característica ofensiva e ameaçadora referindo-se ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com isso, Antonio Amaral Junior, ex-vereador Toninho do PT (Partido do Trabalhador), Presidente do PT de Ourinhos e coordenador da macrorregião do PT Assis-Marília-Ourinhos, recebeu denúncias de pessoas indignadas com os dizeres divulgados pelo empresário.
A frase em questão é “Lula seu vagabundo, se cruzar minha frente vira recape!” que é avaliado como difamadora e de ameaça de morte ao Lula com o entendimento subjetivo de declarar que pode esmagá-lo, de alguma forma, com a palavra recape.
“Infelizmente, vivemos tempos sombrios, em que impulsionados pelos discursos do atual presidente, de estímulos à intolerância, ao ódio e à violência, pessoas passam a difamar e ameaçar quem é adversário político, mas que tratam como inimigos. Isto é crime e tem que ser combatido. Depois que o nosso companheiro Lula teve suas condenações anuladas e tornou-se elegível, as redes sociais digitais foram inundadas, novamente pela militância bolsonarista com muitas fakes news, difamação, injúrias e ameaças contra o nosso ex-presidente Lula”, fala Antonio.
Portanto, o que o Antonio e todos o PT local esperam é que sejam tomadas as providências necessárias para punir, de modo exemplar, no que for preciso. E que seja uma atitude que desestimule as pessoas a cometerem crimes desta tipologia, afinal, a democracia baseia-se em liberdade com responsabilidade e que cada um responda por seus atos.
Outra ameaça ao ex-presidente Lula
A outra ameaça, que é um caso mais conhecido nacionalmente, é de um empresário do interior do estado de São Paulo ter feito um vídeo praticando tiro ao alvo ameaçando o ex-presidente Lula de morte. Estas imagens foram divulgadas nas redes sociais digitais e o empresário estava vestindo uma camiseta do Brasil e uma bandeira enrolada na cintura, deixando claro que o Lula “terá problemas”. Caso que foi para as mãos do Procurador Geral do Estado.
E nesta semana, na segunda-feira, 15, foi divulgado pelo portal G1 que o governador estadual, João Doria (PSDB) determinou que a polícia investigue este empresário responsável pelo vídeo. Além de ter tido contato com a presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffman para discussão sobre o caso.
Sendo assim, em nota para a imprensa, o governador explica ter solicitado a abertura imediata da investigação sobre o caso para apuração rápida a procedência das ameaças.
“A condenação da violência política é uma regra imutável da democracia”, afirmou o governador no texto divulgado pelo portal G1.
Canal de denúncias do PT
De acordo com o presidente do PT local, o partido possui um link para receber as denúncias de falácias, ofensas e ameaças para combater os ataques das pessoas, principalmente os bolsonaristas. É o #verdadenarede que é uma iniciativa de combate a desinformação que envolva o PT e o ex-presidente Lula. É algo que pode ser feito por qualquer pessoa diretamente para o Diretório Nacional e a denúncia será analisada pela assessoria jurídica (https://pt.org.br/denuncie/).
“O PT sempre prezou pela disputa em cima de princípios éticos, em cima das verdades. Mas, infelizmente desde a última eleição houve uma disseminação, sem precedentes, das fake news nas redes sociais digitais que acabaram influindo no resultado eleitoral. Acusações absurdas contra o candidato Fernando Haddad de que distribuiu um kit gay para crianças quando foi Ministro da Educação, fotos montadas para difamar Manuela como anticristo e vários vídeos e áudios montados contra eles e o ex-presidente Lula, com o objetivo de difamar. Sem falar das antigas mentiras, de que iriam fechar igrejas, mudar a cor da bandeira, tomar a casa das pessoas, ditadura, que escuto e vejo desde 1989. Sendo que o PT teve por 13 anos e oito meses no poder e não fez nada disso. Muito pelo contrário, foi democrático e o que mais desenvolveu o país economicamente com justiça social. Da nossa parte queremos fazer a disputa no mais elevado nível, principalmente baseada em propostas para tirar o país da crise, rumo a retomada do desenvolvimento, com geração de emprego, renda e liberdade para todos. Mas estamos preparados desde já para enfrentar o que der e vier”, finaliza Antonio.
Fonte: G1
Imagem capa: site do PT