Retratação pública: Pessoas que divulgaram lista de “empresas petistas” de Ourinhos no contexto das últimas eleições presidenciais se desculpam publicamente por força de ação judicial

Por ocasião do período de campanhas eleitorais frente ao segundo turno das recentes eleições presidenciais no país, durante as duas últimas semanas de outubro de 2022, circulou por grupos de Whatsapp e páginas de Facebook de Ourinhos uma lista de empresas supostamente “petistas”, ou “apoiadoras” do Partido dos Trabalhadores (PT), conjuntamente a um chamado para que as pessoas que tivessem acesso a essa relação de empresas as boicotassem, ou deixassem de indicar e consumir os serviços por elas prestados.

As publicações apresentavam um rol de diversos profissionais autônomos, prestadores de serviços e estabelecimentos comerciais atuantes na cidade de Ourinhos, entre as quais as empresas Laboratório Santa Paula e Camachinho Oficina Mecânica, com a expressa orientação a que tais profissionais, empresas e prestadores não fossem frequentados ou contratados, em razão de sua suposta inclinação política, constituindo tal conduta um ato discriminatório e difamatório contra os diretores e as equipes das empresas, conforme constatado em diversas ações de danos morais que foram movidas contras as pessoas que divulgaram a mencionada lista.

As publicações divulgadas em redes sociais, principalmente Facebook, e compartilhadas por diversos grupos de Whatsapp, contendo a chamada “lista de empresas petistas”, eram anunciadas com as seguintes frases: “Empresas apoiadoras do PT. Vamos apoiar eles também. NÃO COMPRANDO!”.

Como resultado de uma das ações de danos morais movidas pelas vítimas contra as pessoas que compartilharam esse tipo de publicação, ELISÂNGELA MENDES FAUSTINO DE MENDONÇA, DANILO GODOY, MILENA VANNI OLIVARES e JOSÉ ROBERTO GARCIA, atendendo ao termo de conciliação firmado no bojo do processo de número 1000153-53.2023.8.26.0408 (Ação de Obrigação de Fazer c/c Danos Morais, que tramita na 2ª Vara Cível da Comarca de Ourinhos), foram obrigados a se retratar publicamente (em veículo de circulação local e por suas redes sociais), desculpando-se pelas publicações ofensivas que direcionaram às empresas Laboratório Santa Paula e Camachinho Oficina Mecânica, bem como a seus diretores.

Em seu texto de retratação, ELISÂNGELA MENDES FAUSTINO DE MENDONÇA, DANILO GODOY, MILENA VANNI OLIVARES e JOSÉ ROBERTO GARCIA expressaram o seguinte:

“A princípio, saliento que os adjetivados proferidos, no sentido de desqualificar as empresas supracitadas e incitar as demais pessoas a deixarem de contratar os serviços por elas prestados, com afirmações difamatórias e discriminatórias como “Empresas apoiadoras do PT. Vamos apoiar eles também. NÃO COMPRANDO!” não expressam, de forma nenhuma, o que de fato penso a respeito dos ofendidos, tampouco reflete o que de fato os seus estabelecimentos refletem para a comunidade do nosso Município.

Desta feita, declaro que agi tomado de forte emoção.

Assim, por um momento de descuido, maculei a imagem de dois importantes e tradicionais estabelecimentos comerciais.

Esclareço nesta oportunidade que se tratou de uma ação da qual me arrependo e sem nenhum cunho de ordem pessoal.

Ainda, aproveito para reafirmar que os Senhores Mário Ferreira e Marcos Gomes Camacho são pessoas de caráter ilibado, honesto e idôneo, bem como seus estabelecimentos comerciais Laboratório Santa Paula LTDA e Camachinho Oficina Mecânica LTDA representam tradição, competência e orgulho para nossa Cidade.

Por fim, peço desculpas aos ofendidos por qualquer situação de constrangimento ou desconforto que este fato possa ter causado”.

Veja a seguir os prints das retratações publicadas:

 




 

APOIE

Seu apoio é importante para o Jornal Contratempo.

Formas de apoio:
Via Apoia-se: https://apoia.se/jornalcontratempo_apoio
Via Pix: pix@contratempo.info