Barragens de Ourinhos e região receberam ordem de vistoria imediata após o desastre de Brumadinho

Depois do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG), a Agência Nacional das Águas decidiu intensificar as vistorias para garantir a segurança das demais barragens do Brasil. Na região Centro-Oeste Paulista, seis hidrelétricas, incluindo a de Ourinhos, estão na lista da Agência para fiscalização imediata.

Na terça-feira, 29, o Conselho Ministerial de Supervisão de Respostas a Desastre do Governo Federal publicou a determinação da fiscalização imediata de barragens de diferentes finalidades por todo o Brasil. Na região, além de Ourinhos, as barragens que ficam nas cidades de Chavantes, Bariri, Barra Bonita, Ibitinga e Promissão serão fiscalizadas, mesmo oferecendo um risco de perigo baixo.

No país todo, 3.386 barragens de rejeito de minérios, hidrelétricas e reserva de abastecimento de água serão vistoriadas para evitar desastres como o de Brumadinho.

Já que você chegou até aqui, não esqueça de nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse, doe 5 reais ou mais e ajude a manter vivo o jornalismo local independente. Clique aqui.

Eduarda Schuh

21 anos e ourinhense de coração. Estudante de Jornalismo na UNESP de Bauru. Aspirante a jornalista há algum tempo. Buscando um caminho para um mundo mais justo há ainda mais tempo. Contra qualquer tipo de exclusão e elitização, escrevo para quem precisa entender. Feminista e progressista, procurando os erros e acertos.