×

Ourinhos deve confirmar mais 9 casos de Coronavírus

Ourinhos deve confirmar mais 9 casos de Coronavírus

Segundo informações obtidas pela reportagem do Contratempo junto a fontes próximas a secretaria municipal de Saúde,  na tarde dessa terça- feira, 12, devem ser confirmados mais 9 casos de Coronavírus na cidade.

Ainda de acordo com a fonte, os novos casos estariam concentrados no  Orlando Quagliato  e existem informações de que todos teriam participado de um churrasco entre amigos recentemente no bairro.

Até o momento, Ourinhos tem 29 casos confirmados de Coronavírus.

Ourinhos está sem credenciamento para UTI

A existência de novos casos confirmados de Coronavírus na cidade é preocupante, já que o credenciamento da Santa Casa para internação de novos pacientes nos 15 leitos disponíveis na UTI venceu no dia 30 de abril e até o momento nao foi renovado pela DRS ( Diretoria Regional de Saúde) de Marília, subordinado a secretaria estadual de Saúde.

O caso veio a tona na última sexta- feira, 08, quando o prefeito de Santa Cruz do Rio Pardo, Otacílio Parra Assis afirmou  em uma live na fanpage  da prefeitura  em uma rede social,   que um paciente de Ourinhos havia sido internado na UTI da Santa Casa da cidade, já que Ourinhos não tinha tido seu credenciamento renovado pela DRS ( Diretoria Regional de Saúde) de Marília, portanto não poderia internar novos pacientes na UTI da Santa Casa.

Veja o vídeo com o prefeito de Santa Cruz e abaixo a nota da prefeitura de Ourinhos.

 

NOTA DA PREFEITURA DE OURINHOS

A Prefeitura de Ourinhos, através da Secretaria Municipal de Saúde informa que: Ourinhos possui 15 leitos de UTI para o Sistema Único de Saúde (SUS) na Santa Casa. Depois de todos os procedimentos, novas estruturas e documentação, no último dia 30/04/2020, a Secretaria Municipal de Saúde solicitou a Regional de Saúde de Marília o credenciamento de 10 novos leitos de UTI. O credenciamento garante que, não apenas pacientes de Ourinhos sejam atendidos, mas também de outros 13 municípios da região, por meio do atendimento através da Central de Regulação das Vagas dos Hospitais realizado pelo Estado de São Paulo, chamado de CROSS.

Desde então, a Secretaria de Saúde de Ourinhos vem cobrando insistentemente o posicionamento do governo Estadual por meio da Diretoria Regional de Saúde em Marília (DRS), já que os leitos estão inseridos no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Vale ressaltar que outras cidades, inclusive Santa Cruz do Rio Pardo, também possui leitos de UTI credenciados e regulados pelo Governo do Estado através da CROSS, isso determina que são obrigados também a atender munícipes das 13 cidades da região e não apenas o seu município.

Estranho um prefeito em seu segundo mandato e médico não ter conhecimento sobre como funciona a regulação de gestão da saúde regional.

Lembramos ainda que, além de UTI, a Prefeitura de Ourinhos vem sendo referência no enfrentamento e combate ao COVID-19 com inúmeras medidas nos mais diversos setores, criando o primeiro hospital de campanha do Centro Oeste paulista, com leitos com toda estrutura com oxigênio, sala de estabilização com respirador para atender pacientes dos 13 municípios de baixa e média complexidade e sintomas do Coronavírus.

Reafirmamos nosso compromisso com a verdade, transparência e seriedade de nossa gestão, agindo sempre com responsabilidade e buscando criar condições melhores aos cidadãos em todos os setores. Inclusive, todos os gastos da Prefeitura de Ourinhos estão no site oficial, sendo aberto até uma aba própria sobre os gastos e as ações do COVID-19.

 

You May Have Missed