Bolsonarista ourinhense Nelson Eufrosino preso desde abril ganha liberdade provisória
Acusado de depredação do prédio do STF no início do ano em Brasília, Eufrosino de 63 anos estava preso na Penitenciária de Cerqueira César (SP há nove meses. Ele foi filmado tentando quebrar os vidros do STF com um cano de ferro durante os atos, a prisão preventiva ocorreu em 20 abril na sua residência em Ourinhos e encaminhado a Policia Federal em Marilia durante a 10ª fase da Operação Lesa Pátria.
O bolsonarista também está na lista de depredadores e financiadores do atos golpistas elaborada pela Advocacia-Geral da União (AGU na ocasião a Justiça Federal de Brasília bloqueou os bens de Nelson .
A liberdade provisória foi concedida com base em recurso da advogada Marta Padovani que vinha pedindo a revogação da prisão, para que ele responda o processo em liberdade. Segundo a advogada Eufrosino tem uma série de comorbidades, “anda com dificuldade e manca, tem reumatismo, traumatismo em membro superior, dorsopatia deformante, degeneração, bico de papagaio”. A sua defesa alegou também que havia requisitos para a manutenção da prisão preventiva .
Como outros réus dos atos golpistas no STF, Nelson responde às acusações de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado pela violência e deterioração de patrimônio público associação criminosa armada. Se condenado poderá cumprir pena de até 12 anos de prisão.