Dezembro Laranja, uma campanha importante para a prevenção do câncer de pele – Por Mário Ferreira

 

Dr. Mário Ferreira, biólogo, farmacêutico bioquímico, especialista em laboratório clínico, diretor geral do Laboratório Santa Paula e MBA em gestão empresarial

Olá, minha gente! Estamos em Dezembro Laranja, mês de prevenção contra o câncer de pele. Essa doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células da pele. 

É importante destacar que algumas condições contribuem para o desenvolvimento da doença, por exemplo: história familiar de câncer de pele;  pessoas de pele e olhos claros, com cabelos ruivos ou loiros são mais propensas a desenvolver o câncer de pele, assim como pessoas que trabalham frequentemente expostas ao sol sem proteção adequada; e a exposição prolongada e repetida ao sol na infância e na adolescência também pode levar ao aparecimento da doença.

O câncer de pele muitas vezes não é notado, e pode se assemelhar a pintas, ou outras lesões benignas na pele.  Somente um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia podem diagnosticar a doença, mas é importante estar sempre atento a lesões na pele e pintas de aparência elevada, ou que mudam de cor e textura, que se tornam irregulares nas bordas ou que crescem de tamanho.

Para se prevenir, é fundamental evitar a exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h. Use sempre bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros, barraca e filtro solar com fator mínimo de proteção 15. É importante também lembrar que o protetor solar deve ser reaplicado a cada duas horas quando estiver na praia ou trabalhando ao ar livre. 

Se você trabalha exposto ao sol, use chapéus de abas largas, camisas de manga longa e calça comprida. Se puder, use também óculos escuros e protetor solar; e procure lugares à sombra nos horários mais quentes do dia!

Era o que tínhamos para hoje. Obrigado pela leitura, um abraço e até a próxima!

 

APOIE

Seu apoio é importante para o Jornal Contratempo.

Formas de apoio:
Via Apoia-se: https://apoia.se/jornalcontratempo_apoio
Via Pix: pix@contratempo.info