“Praínha da Fapi” será pauta de reunião do CONDEMA nesta 3ª feira

 

Membros do  Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) realizarão amanhã (3ª feira 10/10) às 9 horas sua oitava reunião ordinária do colegiado, será sede do CREF – Centro de Referência do Ensino Fundamental  Ambiental localizado na Avenida Vitalina Marcusso, 1500 – Jd das Paineiras, nas dependências da FATEC. O encontro é aberto ao público em geral.

Com conselheiros nomeados como membros para o mandato no período 2023-2024, a reunião desta terça feira tratará da suposta  ideia do prefeito  Lucas Pocay lançada recentemente de transformar o Lago da Fapi em uma praia artificial.  O anúncio foi feito pelas redes sociais foi considerada excêntrica e acabou virando piada na internet.

Sem qualquer informação adicional sobre a real existência de um suposto projeto sobre o “balneário da Fapi “ tenha sido divulgado, além de torna-se motivo de piadas, chacotas e memes, os comentários relacionaram o vídeo espalhado pelo prefeito falando da praia rodeado por secretários municipais,   como mais uma ação  diversionista do prefeito quando quer desviar a atenção de assuntos espinhosos de sua administração.

 Surge uma nova Oscip : AMAA -Associação dos Amigos do Meio Ambiente

A reunião dos conselheiros  também terá como pauta a apresentação da AMAA -Associação dos Amigos do Meio Ambiente uma nova OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) em Ourinhos cuja finalidade é atuar em questões ambientais.

OSCIP é uma qualificação especial, concedida pelo Ministério da Justiça àquelas entidades da sociedade civil sem fins lucrativos que, além de cumprirem determinados requisitos legalmente exigidos, tenham por finalidade social uma das atuações enumeradas na Lei Federal nº 9.790/99, conhecida como a Lei das OSCIPS.

E de acordo com a Lei das OSCIPS, a entidade há de expressar sua dedicação a essas atividades por intermédio da realização de projetos, programas e planos de ações correlatas, doações de recursos físicos, humanos e financeiros, ou ainda através da prestação de serviços intermediários de apoio a outras organizações sem fins lucrativos e a órgãos do setor público que atuem em áreas afins.

.