Almir Sater: uma história de música e natureza

Almir Sater é sem duvidas um dos maiores nomes da Viola em nosso Brasil. Nascido em 14 de novembro de 1956 , em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, suas raízes vêm de uma família Turca e Libanesa. Desde os seus 11 anos, Almir tocava Violão e gostava da natureza, dos sons dos pássaros e animais. Mudou se para o Rio de Janeiro para estudar Direito, mas acaba desistindo da faculdade.

Volta para Campo Grande onde monta sua primeira dupla tocando Viola Caipira, chamada “Lupe e Lampião”; a dupla termina e Almir decide estudar e se dedicar à viola (Viola de 10 cordas) sendo um dos seus mestres o grande Tião Carreiro.

Em 1985, lança seu disco de repercussão internacional chamado de “Instrumental”. Em meados de 1986, Almir começa junto com o Maestro e violinista Zé Gomes uma expedição pelo Pantanal, registrando e fotografando a vida do povo nativo e as belezas naturais da região. Com isso o próprio começa a residir no Pantanal e a desenvolver projetos ecológicos para a região junto com outros fazendeiros.

Com tudo isso, ganha notoriedade e é convidado para abrir a cerimônia do Free jazz Festival em 1989.

Almir, sem dúvidas, é um dos grandes nomes da viola e da nossa música brasileira. Fez algumas participações na TV como na novela “Pantanal” (1990) .

Abaixo alguns dos álbuns de Almir Sater que você tem que conhecer e ouvir:

1985- Instrumental

1986-Cria

1990- Instrumental 2

1997- Caminhos me levam

2015- AR-( Almir e Renato Teixeira)

APOIE

Seu apoio é importante para o Jornal Contratempo.

Formas de apoio:
Via Apoia-se: https://apoia.se/jornalcontratempo_apoio
Via Pix: pix@contratempo.info