Ao contrário da América Latina, que tem vivido uma guinada conservadora, os EUA podem eleger pela primeira vez um socialista para Presidente da República.
Pelo menos é o que mostra a pesquisa pelo canal internacional de notícias CNN. Segundo a pesquisa, o senador democrata por Vermont, Bernie Sanders, venceria os três candidatos republicanos: Trump por 12 pontos percentuais (55% a 43%), Rubio por oito (53% a 45%) e o cristão radical Cruz por 17 (57% a 40%) .
A pesquisa CNN vai de encontro ao senso comum de que a moderada Hilary Clinton seria o nome para derrotar os republicanos. Clinton venceria apenas o espalhafatoso empresário Donald Trump de 52% a 44%. Nos demais embates, a ex-senadora por Nova York seria derrotada por Rubio (47% a 50%) e Cruz (48% a 49%).
Quem é Bernie Sanders
Bernie Sanders, autointitulado como socialista democrático, é um judeu não-praticante criado no bairro nova-iorquino do Brooklyn.
Formado pela renomada Universidade de Chicago, Sanders foi um ativista dos direitos civis na juventude e se estabeleceu no Estado de Vermont, onde muitos hippies estabeleceram comunidades nos anos 60.
A pré-candidatura de Sanders tem mudados os paradigmas políticos ao criticar a inexistência de um sistema público de saúde nos EUA, a ganância excessiva de Wall Street e os baixos impostos dos mais ricos. Num país de enorme soberba, Sanders diz ter como referência a socialdemocracia sueca com seus serviços públicos de excelência a todos.
Em editorial à Agência Carta Maior, Saul Leblon foi preciso:
“O fenômeno Sanders consiste em falar aos ‘desiguais’ com uma mesma proposta: uma sociedade de serviços públicos dignos e eficientes para todos. Os mais pobres, naturalmente.
Cerca de 47 milhões de pessoas encontram-se nessa categoria nos EUA — uma em cada cinco crianças, no país mais rico da terra. Mas não só a eles.
A classe média espremida pela hipoteca, o desemprego, a descrença no futuro, o desamparo diante da velhice, a humilhação familiar e individual passou também a prestar atenção as suas palavras.”
APOIE
Seu apoio é importante para o Jornal Contratempo.
Formas de apoio:
Via Apoia-se: https://apoia.se/jornalcontratempo_apoio
Via Pix: pix@contratempo.info