Nota Oficial do Partido dos Trabalhadores de Ourinhos

 

 

 O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Ourinhos reunido no último dia 30/11/2023 em Reunião Extraordinária e teve como pauta específica as Eleições de 2024. Nessa ocasião, foram tomadas as seguintes decisões:

  • Definiu-se que o partido terá candidato a prefeito nas Eleições de 2024, indicou por unanimidade Antonio Amaral Junior, Toninho do PT, militante histórico e liderança mais popular do PT de Ourinhos, ex-vereador e Presidente da Câmara Municipal de Ourinhos, como nosso Pré-Candidato a Prefeito. Seu nome será homologado pelo PT Estadual em breve. No próximo ano, dentro do calendárioda Justiça Eleitoral, terá seu nome oficializado na Convenção do Partido.

 

  • Também ficou decidido que a Chapa Proporcional de pré-candidatos a vereador e  vereadora, em construção, será definida antes das convenções. Será realizada uma campanha de filiação junto a lideranças de diversos setores, principalmente o popular, incluindo aqueles que se destacaram nas últimas eleições apoiando as candidaturas de Lula e Fernando Haddad. Eles serão convidados a se juntarem a este projeto municipal, que também visa a defesa do Governo Lula, para a eleição do primeiro prefeito petista do município e uma bancada expressiva para o Legislativo Municipal.

 

  • Por último, decidiu-se que buscará a unidade dos partidos de esquerda e centroesquerda de Ourinhos, através da retomada do diálogo. Além disso, serão buscadas parcerias com partidos e pessoas de outros campos que fazem parte da base de apoio ao governo Lula de União e Reconstrução do Brasil. O objetivo é fortalecer o projeto democrático, transparente e participativo, que terá início já na pré-campanha, com o Programa de Governo Participativo, construído com a participação popular. O PT reconhece que, neste momento, a imensa maioria dos municípios enfrenta uma crise financeira, devido principalmente à redução do ICMS promovida pelo governo anterior. Essa medida eleitoreira diminuiu a arrecadação de impostos, prejudicando estados e municípios. A situação foi agravada pela dados do Censo Demográfico realizado pelo IBGE, que mostrou uma diminuição da população dos municípios, contrariando a expectativa de aumento que embasava os repasses do FPM – Fundo de Participação dos Municípios.

Diante desse cenário, Toninho do PT torna-se imprescindível como nosso representante na eleição para prefeito. Sua experiência política, incluindo três mandatos como vereador e a presidência da Câmara por um biênio, seu trabalho na Secretaria da Saúde por 1 ano e meio, além de sua atuação como assessor de deputados estaduais e federais, são diferenciais significativos.

Durante seu mandato na Câmara, realizou a maior economia ndos recursos orçamentários da história do legislativo ourinhense, cerca de 30% em cada ano, totalizando mais de 3 milhões de reais. Isso foi feito mesmo após uma reestruturaçãono plano de cargos e salários e o aumento real concedido aos funcionários da casa durante seus dois anos de presidência.

Toninho do PT também se destaca como campeão na conquista de recursos, seja através de emendas desde 1998 ou por meio de indicações de recursos dos programas do governo federal e estadual, como o PAC de mais de 50 milhões de reais, o Programa Saneamento Para Todos e o Minha Casa Minha Vida, entre outros. Sua trajetória inclui a assinatura da necessária Carta Compromisso junto com o Prefeito da época, agilizando a aprovação do projeto de lei que continha as exigências para o município receber o programa da casa própria, como isenção de ICMS e ITBI, no segundo governo do Presidente Lula.

Por fim, temos certeza de que, dadas as circunstâncias e necessidades, Ourinhos necessita de alguém como Toninho, o único daqui que possui uma relação privilegiada com o governo federal e conta com o apoio das direções nacional, estadual e municipal, assimmcomo da bancada estadual e federal de deputados e deputadas do PT.

O governo federal é a entidade que mais dispõe de recursos para socorrer, como tem sido feito ultimamente, para compensar a queda de arrecadação de estados e municípios, destinando muitos bilhões para esses entes da federação.

Além disso, Toninho do PT destaca-se por dialogar e reivindicar junto ao governo estadual e parlamentares de outros partidos, que possuem base eleitoral aqui, numamrelação republicana e cordial, o dever que têm de ajudar com recursos para investimentos em Ourinhos.

Mas, sem sombra de dúvidas, o que fará a maior diferença é a trajetória de Toninho doPT com Lula, a quem ele apoiou em todas as eleições presidenciais disputadas.

Filiado ao PT desde 1986, sua fidelidade, companheirismo em todas as lutas e amizade com o Presidente Lula serão fundamentais para a conquista de muitos milhões em investimentos, ajudando Ourinhos a avançar na direção do desenvolvimento e da justiça social que o povo ourinhense necessita e merece.