Vice-prefeito, Lucas Suzuki, garante proximidade com a população

Em primeira instância, a atenção de Lucas está voltada para a educação e busca compreender melhor todos os outros setores

 

Juliana Neves

Lucas Shoiti Pinheiro Suzuki, 38, é nascido em Cafelândia-SP e reside em Ourinhos desde 2002. É formado em Letras e Pedagogia e possui pós graduação em Docência do ensino superior e neuropsicologia. Além de se considerar entusiasta que acredita na educação e no poder dela em transformar a sociedade.

Lucas, no ano passado, quase ao fim da campanha eleitoral, foi escolhido para substituir o médico Paulo Cesar Ferreirinha Testa – Drº Ferreirinha na posição de vice-prefeito ao lado de Lucas Pocay.

Uma escolha que significa honra, alegria e surpresa para o atual vice-prefeito, pois era algo que não esperava, pois foi uma atitude de imprevisto e inesperado. “É sensação de dever cumprido mediante esta etapa: etapa campanha. Nunca tive a pretensão de estar no cargo que estou, mas sempre quis o melhor para Ourinhos e sempre acreditei muito no trabalho do prefeito Lucas Pocay, na sua determinação e coragem para enfrentar várias situações. A minha sensação agora, após a fase campanha, é de desejo por trabalhar, garra para realizar as ações e muita tranquilidade para poder ouvir as pessoas. Em todos os setores, de norte a sul, as pessoas querem e precisam ser ouvidas”, comenta Suzuki.

Na época, ourinhenses se consideraram terem sidos surpreendidos pela mudança de vice-prefeito. Mas, de acordo com Lucas, a aceitação da população é avaliada como boa. Tem recebido mensagens de apoio, de carinho, de amizade e, principalmente, de incentivo para seguir adiante.

Sendo assim, desde o dia da posse do mandato, algumas ações já estão previstas e caminhando para a execução da prática. “Como pertencente a área da educação posso dizer que poderei auxiliar de forma mais direta nas questões ligadas a educação já neste primeiro momento, enquanto em relação aos outros setores estou buscando me informar bastante para saber e conhecer cada setor. Eu não sou exclusivamente da educação, mas sei que sobre educação posso com garantia opinar de forma mais veemente sobre as ações, escolhas e decisões, porque é a área que eu atuo e escolhi para minha vida há 15 anos. O Lucas Pocay é muito inovador e entusiasmado. Ele dá liberdade não só a mim, mas a toda equipe de governo, para que consigamos contribuir com as nossas opiniões e sugestões, e quando são pertinentes sempre as acata e compartilha as informações com o governo”, explica Suzuki.

Portanto, a sua pretensão é de trabalhar para contribuir em tudo que for possível para a sociedade, mesmo com o cargo de suplência. O objetivo é de que as pessoas sejam ouvidas para registrar e realizar ações de todos os setores, além de captar tudo que for necessário e importante para os educadores, funcionários da educação e a sociedade em geral.

Lucas complementa que “temos várias ações que já estão em prática: parcerias com universidade estadual para formação dos professores e funcionários, Estatuto dos Psicopedagogos sendo finalmente implantado na Rede Municipal de Educação, criação de comissões para ouvir as demandas dos funcionários; com as mudanças realizadas nas secretarias neste mandato esperamos que todas estejam mais integradas, muito mais interligadas e entrelaçadas, pois precisamos dinamizar o atendimento da nossa população de forma conhecer verdadeiramente a todos a quem prestamos serviços, seja na educação, saúde, cultura, esporte, assistência, etc”.

Por fim, a expectativa futurista para Ourinhos é que o governo municipal consiga construir relações sólidas e de amizade e profissionalismo, construir oportunidades de trabalho para a população, construção de lações com empresários para abertura de empresas e indústrias e construção de cultura social consciente mais educada e próxima ao poder público. Desta forma, “para dar o feedback de como está o serviço, é necessário proximidade maior entre governo e população, para construir tudo o que for preciso, mesmo que de forma abstrata. É construir e formar pessoas de bem, cidadãos de verdade”, finaliza o vice-prefeito.

 

Imagem: mídia social pessoal