Aplicativo permite denúncias de abusos nas eleições

A Justiça Eleitoral disponibilizou um aplicativo para fiscalizar a propaganda irregular e coibir os excessos cometidos pelos candidatos durante as eleições.

Além de propaganda irregular, o App chamado Pardal permite a qualquer denunciar compra de votos e uso da máquina pública. As denúncias são encaminhadas para o Ministério Público Eleitoral. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas online para dispositivos móveis com sistemas iOS e Android.

Ao suspeitar da existência de qualquer irregularidade, o cidadão tira uma foto ou faz um vídeo e, por meio do aplicativo, envia o material. Deve ser informado quem é o denunciado, o tipo e a descrição da irregularidade e onde o fato ocorreu (município, bairro e local, com endereço ou ponto de referência). No aplicativo há também um resumo do que pode e o que não pode fazer nas eleições.

Com esta novidade tecnológica e regras mais rígidas as denúncias devem aumentar. Os candidatos que cometerem irregularidades devem pagar multa e sofrerem as penalidades da lei.