Ourinhense Jessé Ribeiro é premiado com o filme ‘Álvaro’, no Mapa Cultural Paulista

No último domingo, 26, durante premiação da edição 2015/2016 do Mapa Cultural Paulista, na biblioteca Parque Villa Lobos, em São Paulo, o ourinhense Jessé Ribeiro foi premiado com o filme de animação ‘Álvaro’, escolhido pelo júri como o melhor da categoria vídeo.

O vídeo foi produzido em 2015 e selecionado para o 10º Curta Ourinhos 2016.  Na sinopse criada por Jessé, ‘Álvaro’, personagem título do filme, é um pacato cidadão que se torna ativista contra uma hipotética sociedade consumista governada por um regime totalitário que sujeita a própria população como alvo para seus interesses mesquinhos.

Este é o segundo ano que Jessé é premiado pelo Mapa Cultural Paulista, que já o havia contemplado na edição de 2013/2014, na categoria “Desenho de Humor”.

Além de cartunista, Jesse é ilustrador, chargista de jornais da região e professor de desenho livre em Boituva e Ourinhos.

 

Confira o vídeo ‘Álvaro’ premiado no Mapa Cultural Paulista no link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=4KwDCa-BGjo&feature=share

 

Carreira e premiações de Jesse

Morando em Ourinhos (SP), Jessé trabalhou como diagramador em um jornal. Aos 20 anos, mudou-se para São Paulo para trabalhar com ilustração em agências de publicidade, prestou serviços para partidos políticos, jornais, lojas e para um estúdio que produzia capas de disco. Oito anos depois Jessé retornou a Ourinhos  a convite de uma agência de publicidade, onde ele trabalhou como diretor de arte. Logo após, começou a trabalhar para outro jornal e também como freelancer.

Em 2003, Jessé fez supletivo para terminar o Ensino Médio e ingressou no curso de Desenho Industrial na Unesp de Bauru (SP), no ano seguinte. Foi nesta mesma época que o artista começou a dar aulas de desenho livre e a enviar cartoons a salões de humor no Brasil e no mundo. Não demorou para que os primeiros prêmios começassem a chegar.

Com a morte do pai em 2005, Jessé trancou a faculdade e retornou a Ourinhos para cuidar da mãe. No mesmo ano, o cartunista recebeu seu primeiro prêmio internacional, ficando com o primeiro lugar no “13th Salon of Antiwar Cartoons – Kragujevac”, na Sérvia, para onde viajou no ano seguinte a fim de expor pessoalmente sua obra.

“Eu não acreditei no começo, quando a embaixada do Brasil me ligou de lá. Era 7 horas da manhã, eu pensei que tinha acontecido alguma coisa ruim. Eu sou o único brasileiro que ganhou no festival da Sérvia até hoje”, conta o cartunista, que passou a ser mais valorizado pelas pessoas por seu currículo premiado.

“Receber um prêmio é sempre uma surpresa acompanhada de satisfação, porque é tanta gente que concorre! Um cartunista melhor que o outro! Quando você vê que está entre eles, sobe nas alturas!”. Em 2007 Jessé retomou os estudos e formou-se em Desenho Industrial, pela Unesp de Bauru.

Em sua carreira como cartunista, Jesse ganhou diversos prêmios, além de obter classificações e menções honrosas em salões de humor nacionais e internacionais. Todo ano, desde 2003, é selecionado em festivais pelo mundo afora e no Brasil, tem cartuns publicados na Sérvia, Síria, Portugal, Itália, Irã, Romênia, Bélgica, França e Turquia.

Em 2014, Jessé Ribeiro teve cartum selecionado para exposição no Irã e publicado em catálogo ao lado de grandes cartunistas internacionais. O artista ourinhense, natural de Santa Cruz do Rio Pardo, foi um dos representantes do Brasil para o “The International Gaza Cartoon & Caricature Contest-2014”, festival de cartuns e caricaturas realizado pela Association of Visual Arts of Revolution & Holy Defense (http://en.resistart.ir/), entidade cultural sediada em Teerã, capital daquele país. A temática do festival foi a crise na Faixa de Gaza, pequeno território palestino entre Israel e o mar Mediterrâneo, no Oriente Médio.

Também se classificou em vários festivais de cartum no Irã, onde já ganhou o Special Awards / 8thTabriz International Cartoon Contest “No War”.   Os cartuns premiados de Jessé Ribeiro são todos contra as guerras, corrupção de governantes e miséria dos oprimidos.

A exposição sobre o conflito na Faixa de Gaza circulou por várias cidades iranianas e os cartuns classificados foram reunidos em um catálogo impresso com excelente acabamento gráfico.

Cartoon selecionado para o catálogo do ‘The International Gaza Cartoon & Caricature Contest-2014’ do Irã (Foto: Jessé Ribeiro / Arquivo pessoal)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Homenagem a David Bowie

Em janeiro deste ano, na ocasião da morte do cantor David Bowie, o portal UOL publicou uma galeria de caricaturas do cantor e ator inglês David Bowie, falecido no dia 10 de janeiro desse ano aos 69 anos.

Jessé foi um dos selecionados por Jal José Alberto Lovreto, curador da pequena exposição virtual, para prestar homenagem ao camaleão do rock junto de grandes nomes do cartum brasileiro.  A galeria pode ser acessada com o link http://musica.uol.com.br/album/2016/01/11/artistas-brasileiros-homenageiam-david-bowie-com-caricaturas.htm#fotoNav=22

Jessé Ribeiro fez uma caricatura de David Bowie com a sua célebre maquiagem