Universidade de Jacarezinho recebe exposição da AABiP

Com a presença de professores, alunos e artistas, a Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP abriu na quinta (23/06), em Jacarezinho, a exposição “O cronista Rubem Braga: Entre o real a o imaginário”. Montada no Museu Dom Ernesto de Paula, a exposição destaca, através de trechos de crônicas e imagens, um pouco da vida e da obra do escritor.

A exposição foi idealizada pela Associação de Amigos da Biblioteca Pública – AABiP, entidade que realiza projetos de incentivo à leitura, de preservação da memória e do meio ambiente. Representando a AABiP, a professora e ex-secretária de Cultura de Ourinhos, Neusa Fleury, ressaltou a importância da parceria com a UENP. “Parcerias como essa favorecem a circulação da cultura e são fundamentais para a formação de novos leitores”, lembrou Neusa em sua fala. Estavam presentes também o professor Rogério Singolani, presidente da AABiP, e Nelson Nunes Pereira Neto, responsável pelo projeto gráfico da exposição.

Para a professora Simone Castanho, pró-reitora de Extensão e Cultura da UENP, a iniciativa busca “fomentar a arte da literatura”. O vice-reitor da UENP, Fabiano Gonçalves Costa, lembrou que “incentivar a arte e a cultura na região também é uma das missões da universidade”. A solenidade de abertura contou ainda com a presença do diretor do Campus, Fábio Martini, do vice-diretor Maurício de Aquino e da Técnica de Atividades Culturais do SESC Jacarezinho, Elaine Stramare.

O evento contou ainda com apresentação dos músicos Marco Aurélio e Wallace Lima, do Centro Cultural Nilza Furlan, de Cambará, e leituras de crônicas de Rubem Braga realizadas pelos acadêmicos Luiz Matheus Périco e Francislaine Carvalho.
Serviço
Exposição “O cronista Rubem Braga: entre o real e o imaginário”
Data: Até 22 de julho.
Horário: Das 9h à 12h/ das 14h às 17h
Local: Museu Dom Ernesto de Paula (Av. Getúlio Vargas, 401, Centro)
As visitas guiadas (para escolas) deverão ser agendadas via telefone: (43) 3525-1678