Em clipe que homenageia Marielle, Ira lança ” mulheres à frente da tropa”
A banda paulistana Ira! deverá lançar em breve, após 13 anos, um álbum de inéditas. Algumas de suas canções já começam a aparecer em singles. A mais poderosa delas é, sem dúvida alguma, “Mulheres à frente da Tropa”, composição do guitarrista Edgard Scandurra que homenageia, entre outras, as brasileiras Marielle Franco, Dandara e Preta Ferreira.
O clipe foi dirigido pela cineasta Luciana Sérvulo da Cunha, autora, entre outros, do filme “Hijos de La Revolución”, que aborda as recentes mudanças migratórias em direção a uma abertura política promovidas por Raúl Castro em Cuba – simbolizadas pela visita do ex-presidente norte-americano Barack Obama.
Filme e canção se entrelaçam de maneira comovente e certeira. Quase todo rodado na ocupação 9 de Julho, em São Paulo, o clipe e a música são endereçados a algumas mulheres mas, no final das contas, acaba homenageando a todas.
O roteiro, feito em parceria por Luciana e Edgard, se desenvolve a partir do sonho de uma senhora que, ao dormir em sua poltrona, enxerga diversas mulheres indo rumo a seus destinos. Dentre elas, importantes personalidades aparecem e são homenageadas.
Nem canção, nem clipe disfarçam em momento algum seu engajamento. Enquanto várias mulheres de diversas idades e etnias seguem para seus destinos pelas ruas de São Paulo, versos contundentes se contradizem propositalmente e de maneira irônica com a doçura da melodia.
“Ouçam os gritos das ruas
Peito à mostra, vozes agudas
Ouçam as bombas que caem no solo
Tremem os corpos das crianças de colo”
Clique no link abaixo e veja o vídeo da música:
FONTE: Revista Fórum