×

Ourinhos recebe menos doses de vacina em relação a três cidades da região

Ourinhos recebe menos doses de vacina em relação a três cidades da região

Informação foi confirmada pelo promotor e garante que promotoria e prefeitura já estão em processo de compreensão com urgência sobre esta situação

 

Juliana Neves

 

Ourinhos finalizou o mês de junho com o registro de 90 óbitos por Covid-19, sendo uma média de três mortes por dia, e 2.394 novos casos ao todo com a média de 79,8 novos casos diariamente. Já julho, do dia 01 até o dia 06, registra oito óbitos e 235 casos novos. Neste mês, como no país todo, pode estar sendo um sinal de início da melhoria da pandemia em razão da vacinação.

Mesmo que ainda há pessoas que não buscaram pela segunda dose da vacina. Inclusive, no dia 25 de junho, o boletim ao vivo de Adolfo Lima, repórter da TV Tem, divulgou a quantia de 687 munícipes de Ourinhos que ainda não tinham tomado a segunda dose. “Na verdade, os números eram bem elevados, cerca de 20%, e essa busca ativa se intensificou muito e conseguimos abaixar para 05%, mas não dá para entender como que a pessoa deixa de tomar a segunda dose. Nós fazemos o possível para entrar em contato com a pessoa e fazer ela fechar o seu ciclo da vacina. E, às vezes, acontece um problema de saúde, ficou doente, possa ter esquecido e outros fatores, mas, mesmo assim, insistimos para a pessoa nos procurar porque a dose está garantida”, explicou Donay Neto, secretário de saúde de Ourinhos.

Além deste problema, o Jornal Contratempo, nesta semana, recebeu a informação que Ourinhos estaria recebendo menos doses de vacina em relação à Ribeirão do Sul, Salto Grande e Assis. Portanto, em contato com Adelino Lorenzetti Neto, 2° Promotor de Justiça de Ourinhos e Promotor de Justiça da Saúde Pública de Ourinhos, informou que a informação é verdadeira.

“De fato nós recebemos uma representação da Prefeitura Municipal nos informando e instauramos um protocolado pedindo informação ao DRS-Marília, para que nos informe se realmente procede. E a Prefeitura também tomará providências administrativamente ou juridicamente, mas isso é informação verdadeira e já estamos tomando providências no âmbito do Ministério Público. Estamos na fase de informações, mas com urgência”, conta o promotor.

Diante da afirmação, solicitamos um relatório para a Secretaria Municipal de Saúde do Estado de São Paulo das doses de vacina que Ourinhos recebeu desde o início e, principalmente, atualmente. E nos informaram em nota oficial que “uma nova remessa com mais de 3,8 mil doses de vacina contra COVID-19 foi enviada nesta terça-feira (6) ao município de Ourinhos e é responsabilidade da Prefeitura abastecer sua rede para continuidade da imunização. O Governo de São Paulo atua com agilidade na logística e distribuição para a rede de saúde do Estado conforme recebe novas remessas de vacinas do Governo Federal, tanto que já enviou mais de 67,6 mil doses à cidade desde o início da campanha. O Plano Estadual de Imunização (PEI) contra COVID-19 foi elaborado e é realizado de forma a garantir doses para completar o esquema vacinal dos públicos-alvo dos 645 municípios do Estado. Os imunizantes são direcionados para cada etapa da campanha, com as devidas orientações e cabe às Prefeituras a organização, distribuição à rede de saúde e aplicação das doses na população seguindo os critérios do PEI. Toda a distribuição considera quantitativos de vacinas disponibilizados pelo Ministério da Saúde (MS), e a falta de agilidade do governo federal pode impactar este processo. A cada nova remessa recebida, o Estado programa as grades e distribui com base no público-alvo ainda a ser vacinado, com monitoramento da oferta e da demanda para prosseguimento da campanha. Leva em conta ainda as estatísticas populacionais estimadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2020 e balanço de pessoas da faixa etária vigente imunizadas em grupos específicos”.

You May Have Missed