Santa Casa de Ourinhos finaliza acordo para atendimento de beneficiários do IAMSPE
A Comissão Consultiva Mista do IAMSPE de Ourinhos (CCM) distribuiu comunicado sobre o resultado da reunião realizada na ultima 2ª feira (11/04), com a direção da Santa Casa de Ourinhos sobre os tramites finais visando o recredenciamento do hospital para retorno do atendimento dos beneficiários do IAMSPE – Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo.
De acordo com o comunicado após uma longa queda de braço entre o hospital e o instituto por conta de reajustes de valores de tabela exigidos pela Santa Casa, o atendimento aos beneficiários de Ourinhos e região deverá ser reestabelecido em breve.
O convênio que beneficiava centenas de servidores públicos estaduais e seus dependentes estava suspenso desde agosto de 2020 quando o hospital rompeu o contrato alegando estar tendo prejuízos com os valores defasados repassados pelo IAMSPE entidade ourinhense de saúde.
A falta do atendimento na Sta Casa de Ourinhos – tido como hospital de referencia na região –prejudicou milhares de servidores públicos estaduais que utilizavam o convênio para tratamentos médicos e exames. As ultimas informações indicam que o impasse para acordo e restabelecimento do atendimento chegou ao fim.
O IAMSPE repassa valores padronizados a toda rede credenciada, o que o hospital ourinhense solicitava fugia das normas e modelo do que são igualmente repassadas as outras unidades de saúde conveniadas. Até 2020 o hospital de Ourinhos recebia 400 mil mensais do instituto (4.800 milhões por ano) para atender cerca de sete mil conveniados incluindo dependentes e aposentados.
Várias tentativas de reestabelecer o convenio foram realizadas por meio de associações e sindicatos de servidores do estado na cidade como Apeoesp, Afuse e Afoel sem que houvesse um efetivo avanço para um novo convenio.
As primeiras informações de que o recredenciamento seria efetivado veio do Deputado Estadual Ênio Tatto (PT-SP) ao anunciar no ultimo dia 8 de abril, durante Audiência Pública do Orçamento Estadual 2023 ocorrida na cidade Assis-SP, que teve uma conversa com o Superintendente do IAMSPE Wilson Pollara. Antes da Audiência Pública em um telefonema, Tatto pediu informações sobre o andamento do convênio com a Santa Casa de Ourinhos, e foi comunicado por Pollara a ele que a Santa Casa já estava credenciada e que poderia atender os beneficiários.
De acordo com o comunicado da CCM de Ourinhos, agora, as tratativas visam definir termos do contrato como os valores dos recursos a serem destinados para os setores de imagem, urgência e emergência, internação e consultas na Santa Casa. As consultas feitas nos consultórios particulares credenciados estarão de fora do contrato com o hospital.
A expectativa é de que em duas semanas ocorra à publicação do edital do IAMSPE para o credenciamento e, ainda neste primeiro semestre o convênio esteja efetivamente em pleno funcionamento.
Estiveram presentes na reunião o presidente da Comissão do IAMSPE de Ourinhos, Roberto Cesário Bachiega, Enizal Vieira secretário de saúde funcional da AOJESP e Edilaine Cola da Silva Conselheira Regional da Sub-sede da AFUSE em Ourinhos