79% dizem não mudar voto e Lula pode vencer no 1º turno segundo Datafolha
Pesquisa do Datafolha que ouviu 2.566 eleitores presencialmente em 183 cidades divulga da na noite de ontem (28/07) mostra que o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) tem 52% das intenções de votos válidos para à Presidência da República. Os números confirmam a possibilidade de Lula vencer a eleição ainda no primeiro turno.
Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais da pesquisa Lula teria 50% ou 54% dos votos válidos para encerrar o pleito já no 1º turno. Jair Bolsonaro (PL) aparece com 32% dos votos válidos, e Ciro Gomes (PDT) em terceiro tem 9% das intenções de votos.
Na pesquisa anterior do Datafolha, Lula tinha 47%, contra 28% de Bolsonaro, Ciro Gomes, com 8%; Simone Tebet (MDB), com 2%; André Janones (Avante), com 1%; Pablo Marçal (PROS), com 1%; e Vera Lúcia (PSTU), com 1%. Brancos e nulos somam 6%, enquanto 3% não sabem ou não responderam
Em caso de segundo turno a pesquisa aponta que Lula derrotaria Bolsonaro por 55% a 35%, segundo o Datafolha. 7% dizem que não votariam em nenhum deles, enquanto 2% estão indecisos. Em outro cenário sem Bolsonaro, a simulação traz Lula vencendo Ciro Gomes (PDT) por 52% a 33%. No caso da disputa entre Ciro e Bolsonaro o candidato do PDT ganharia de Bolsonaro por 51% a 38%. Segundo a pesquisa, , 79% dos eleitores que declaram voto em Lula dizem não mudar o voto.
Pesquisa Datafolha estimulada de intenções de voto no 1º turno
Lula (PT): 47% (47% na pesquisa anterior, em junho)
Jair Bolsonaro (PL): 29% (28% na pesquisa anterior)
Ciro Gomes (PDT): 8% (8% na pesquisa anterior)
Simone Tebet (MDB): 2% (1% na pesquisa anterior)
André Janones (Avante): 1% (2% na pesquisa anterior)
Pablo Marçal (Pros): 1% (1% na pesquisa anterior)
Vera Lúcia (PSTU): 1% (1% na pesquisa anterior)
Em branco/nulo/nenhum: 6% (7% na pesquisa anterior)
Não sabe: 3% (4% na pesquisa anterior)
Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leon