Fim da Ferrovia – Rumo desativa Ramal Ourinhos/Londrina
A concessionária afirma que após tratativas comerciais com clientes, não houve nenhuma demanda de serviço de transporte viabilizada para 2024 e neste ano, não haverá operações.
O ramal Ourinhos possui terminais ferroviários com bases de distribuição de combustíveis que abastecem a região norte do Estado do Paraná, Sul e Sudeste de São Paulo, com carregamento de álcool e transportando adubo para exportação de açúcar, soja e milho.
A concessionária está instando cerca de 50 funcionários que atuam em Ourinhos, Cambará, Cornélio Procópio e Jataizinho, a optar por transferência ou demissão com benefícios.
O Sindicato dos Ferroviários da Sorocabana, que representa os trabalhadores deste ramal, é contrário a desativação e denunciou um provável sucateamento proposital dos serviços, com preços do frete impraticáveis que deixaram o transporte por caminhões mais vantajosos.
A reportagem do Jornal Contratempo tratou do assunto com José Claudinei messias, presidente do Sindicato dos Ferroviários Zona Sorocabana, que acionou o Ministério Público Federal a Agência Nacional de Transportes Terrestres , Ministério dos Transportes, o Governo de São Paulo e a prefeitura de Ourinhos para que a situação seja revertida. Confira a video reportagem de José Luiz Martins