Semana de Geografia da Unesp de Ourinhos tem como tema o Golpe de 2016: Impactos e perspectivas políticas no Brasil e América Latina.
É justamente pela demanda da busca por um entendimento do que se representou este fato que a UNESP Ourinhos, promoverá no período de 27 a 31 de Agosto de 2018 e tem a honra de convidar, mais uma vez, os professores, estudantes, políticos e interessados em geral para que compareçam na XIV Semana de Geografia, nesta edição o tema escolhido pelos membros da organização do evento é o “Golpe 2016: Impactos e Perspectivas Políticas no Brasil e América Latina”. Sendo assim, é importantíssimo que essa discussão seja ampla e atinja toda a comunidade de Ourinhos e região.
Logo, cabe perguntarmos, como exercício de reflexão, para que possamos organizar nossos pensamentos einternamente obter algumas respostas. 1) Como se deu o passo a passo do movimento político que resultou no Golpe de 2016? 2) Quais foram as finalidades políticas que se materializou-se através da classe política brasileira? 3) O que é essa radicalização política no País, como chegamos a um nível maior ainda de intolerância? 4) Quais os impactos da Reforma Trabalhista e destruição dos direitos anteriormente conquistados? 5) Quem são e como é composto o Machistério do (des)governo ForaTemer? 6) E, por fim, quais as intencionalidades internas e externas nesta perturbação política no Brasil e América Latina?
Todas as atividades acontecerão no Campus da UNESP Ourinhos (manhã e tarde), neste espaço de tempo irá ocorrer as Oficinas, MiniCursos e Apresentações de trabalhos acadêmicos. E, durante a noite, a partir das 19:00 horas, elas aconteceram no Teatro Municipal Miguel Cury, no qual aconteceram aberturas com Atividades Culturais, como Peças Teatrais (Dramaturgia Conta Milton Santos, Dança Caminhos e Dança para a Noite) e Banda (Turvo Pardo Paranapanema), para que em seguida, seja dado início aos trabalhos em formato de Mesa Redonda e Palestras, todos recebidos de outras Universidades renomadas como UNESP – Marília, Prudente; UEL – Londrina e USP – São Paulo.
Será por meio deste encontro e desta reflexão que discutiremos a alegação de crime que se tornou mero subterfúgio para alcançar um objetivo político. Assim como em toda nossa história, o cumprimento do rito formal, com conteúdo deturpado, nos faz relembrar como em 1964. Neste sentido, será discutido a violência do Estado por meio da militarização, da criminalização das Lutas Sociais e da ampliação das desigualdades sociais. A belicosidade dos Estados, a crise econômica, desemprego, o avanço do conservadorismo. O golpe institucional e a dissolução dos direitos sociais no Brasil e na América Latina. Os conflitos socioespaciais em curso no século XXI impõem à ciência geográfica brasileira refletir o pensar e fazer geografia, assumindo o compromisso de analisar a realidade em movimento e atuar frente aos desafios que emergem. Pretende-se, portanto, uma análise ampla das variáveis intencionalidades externas que propiciou a perturbação do ambiente político interno e, por consequência, em toda região. Entender esses fatores não só brasileiros nos permite uma análise ampla, na medida em que a Geografia nos permite como instrumental critico, uma potente interpretação da realidade.
Observação: Faço aqui uma observação que é de suma importância de ser ressaltada. A universidade pública tem por objetivo de buscar respostas e atender a comunidade, no lócus de onde se encontra, sobre as principais questões que lhe são pertinentes. Por se tratar de ano eleitoral, percebe-se que ainda o fato político ocorrido provoca longos e calorosos debates sobre a materialidade jurídica, os propósitos políticos, a desestabilização da economia, o desemprego, o amplo ataque aos direitos dos grupos sociais, aos preconceitos de gênero, classe, ao racismo e de todas as barbaridades anunciadas que buscam o retrocesso político com seus respectivos veiculadores, verdadeiros representantes das grandes corporações econômicas e do atraso.
Agradecemos também o apoio da TV Paranapanema por nos conceder entrevista ao vivo na sexta-feira, dia 24/08, e mais uma vez ao JornalContratempo.
Mais informações sobre o evento:
Site do evento: https://semanadegeografiau8.wixsite.com/golpe2016
Link do evento: https://www.facebook.com/events/213925535880409/
Página da XIV Semana de Geografia: https://www.facebook.com/semanadegeografiaunesp/?tn-str=k*F
Obrigado pela atenção dos leitores, curtam, convidem, compartilhem e confirmem presença neste evento!
Giuseppe Forioni Bragaia.
[1]https://contratempo.info/educacao/semana-de-geografia-da-unesp-de-ourinhos-tem-como-tema-o-golpe-de-2016-impactos-e-perspectivas-politicas-no-brasil-e-america-latina/
[2]https://contratempo.info/principal/xiv-semana-de-geografia-da-unesp-ourinhos-e-adiada/