VÍDEO – Moradores reclamam de focos de fogo e fumaça em área do antigo depósito de lixo da SAE
O fogo que atingiu o antigo depósito de resíduos ( lixão) próximo ao aeroporto ainda continua causando transtornos aos moradores na região do Jardim Santos Dumont II que relatam dores de cabeça, ardência nos olhos e incômodo com a fumaça densa que ainda saia do local.
Um leitor do Contratempo enviou um vídeo a redação na tarde de ontem (17) demonstrando que alguns focos de fogo ainda permaneceram nos dias seguintes a ação dos bombeiros na ultima 3ª feira quando o fogo se iniciou.
Além da área do lixão o incêndio atingiu também parte do terreno do Extinto Eternos Moto Clube. A reportagem tentou contato pelo telefone 3322 1122 do Corpo de Bombeiros por várias vezes para apurar as causas do fogo, mas o numero não atende.
Em contato com o setor de Meio Ambiente da prefeitura fomos informados que a secretaria continuou o trabalho de rescaldo e no momento não há mais focos no local. Segundo representante da secretaria que atendeu a reportagem, a vegetação do entorno está toda seca e facilitou este tipo de ocorrência.
Não soube informar o que poderia ter provocado a queimada mas não descarta a hipótese incêndios provocado, caso algum fumante que passou jogou bituca cigarro acesa. No caso da área do antigo lixão a probabilidade é grande, pois não há nenhuma atividade que possibilitasse o início do incêndio.
Há também a possiblidade de que um pedaço de vidro ou lata, com sol e vegetação seca possa ter provocado as chamas em combustão espontânea após alguma movimentação dos resíduos, mas não há nenhum confirmação ainda.
A Secretaria também informou que quando há denúncias de fogo em áreas urbanas uma equipe de fiscalização verifica a denuncia in loco e a depender do caso constatado, o proprietário da área é notificado e na reincidência autuado.