13ª Edição da Escola de Inovadores é oferecida pela Fatec Ourinhos

É a oportunidade de aprender mais sobre empreendedorismo e inovação e de receber orientações assertivas para tirar do papel empresas e startups

 

Juliana Neves

 

Estão abertas as inscrições para a 13ª Edição da Escola de Inovadores até o dia 10 de setembro, via link do site do projeto. A escola faz parte da ação chamada de Trilha de Empreendedorismo da Assessoria de Inovação Tecnológica INOVA do Centro Paula Souza (CPS). Neste semestre, a escola é oferecida pela Fatec Ourinhos que estende para toda a região.

A Escola de Inovadores é um curso de extensão sobre empreendedorismo criado pelo Inova CPS para fornecer o conhecimento básico de Empreendedorismo e Inovação em um ambiente criativo e digital. Desta forma, os participantes são capacitados para desenvolver modelos de negócios sustentáveis para tirar do papel as ideias da sua própria empresa ou startup.

Segundo Fábio Lúcio Meira, agente de inovação do Inova CPS, “o principal objetivo desse curso é auxiliar equipes que tenham uma proposta empreendedora para amadurecer a ideia e indicar os caminhos para a criação do próprio empreendimento”, explica.

 

O público-alvo são os alunos e ex-alunos dos cursos técnicos e tecnológicos oferecidos pelo CPS, ou seja, estudantes das Etec’s e Fatec’s, alunos de qualquer instituição de ensino público ou privado do ensino médio e para os empreendedores da região. Os requisitos são pertencer á comunidade regional, ter determinação para empreender e apresentar o projeto com potencial de inovação. Inclusive, os 50 melhores projetos serão selecionados para dar continuidade em suas propostas de negócios na Vitrine Inova CPS, que é uma ação de três meses com mais de cinco módulos de formação.

O curso de extensão tem a duração de 40 horas, é gratuito, será realizado de modo on-line e é distribuído em dez módulos: desafios do empreendedor, marketing e comunicação para empreendedores, tecnologia aplicada aos negócios, abertura e manutenção de empresas, laboratório de ideias, proposta de valor, ferramentas para chegar no seu cliente, ideia de mercado, prototipagem e como falar com o seu cliente e com o investidor.

Cada atividade terá a duração de quatro horas, haverá realização de webinar e o participante terá acesso aos materiais de estudos e mentorias paralelas dos agentes de inovação. De modo extra, será disponibilizado na plataforma do curso, em cada módulo, um vídeo instrutivo do tema abordado, além de material didático bônus para complementar o conhecimento.

“A economia atual demanda cada vez mais soluções inovadoras, por isso é necessário unir, de maneira multidisciplinar, diferentes temas e serviços para apoiar o desenvolvimento de projetos de negócios sustentáveis. […] A criação desse programa aconteceu devido a necessidade premente no modelo de formação institucional.  Acrescentando-se a isso as características de algumas regiões ou localidades, vislumbra-se claramente a utilidade da iniciativa apresentada nesse curso”, destaca Fábio.

Por fim, a metodologia do curso de extensão é fundamentada no aprender fazendo, quando o participante recebe orientações práticas para aplicar na modelagem do negócio. Para isso, a Escola de Inovadores contempla quatro fases: divulgação, classificação e seleção dos projetos, desenvolvimento do curso e exposição dos projetos. Por isso, é de suma importância que os candidatos tenham atenção em todo o processo e busquem respeitar os prazos, além de informar todos os dados necessários no momento da inscrição.

 

Link para inscrição: inova.cps.sp.gov.br

 

APOIE

Seu apoio é importante para o Jornal Contratempo.

Formas de apoio:
Via Apoia-se: https://apoia.se/jornalcontratempo_apoio
Via Pix: pix@contratempo.info