Dom Eduardo Vieira dos Santos: o novo bispo da Diocese de Ourinhos

Conheça quem é o bispo nomeado pelo Papa Francisco

 

Juliana Neves

 

Nesta quarta-feira, 19, o Papa Francisco nomeou Dom Eduardo Vieira dos Santos como o bispo da Diocese de Ourinhos, até então sua função era de bispo-auxiliar na arquidiocese de São Paulo. No dia 15 de junho de 2020, Dom Salvador Paruzzo apresentou seu pedido de renúncia ao Papa por aproximar-se da idade de 75 anos, tudo conforme previsto no Cânon nº401 § do Código de Direito Canônico.

Divulgação da CNBB da nomeação (Foto: Facebook CNBB)

Dom Eduardo Vieira dos Santos nasceu no dia 18 de março de 1965 na cidade de Bom Sucesso-PR. Aos 23 anos ingressou na Congregação de Santa Cruz, em São Paulo, emitindo os votos solenes e recebendo a Ordem do Diaconato no mesmo Instituto. A sua primeira profissão religiosa foi em 1988, sido ordenado Presbítero em 15 de dezembro de 2000 e incardinando-se na arquidiocese de São Paulo.

Já foi pároco na Paróquia São João Gualberto durante sete anos, de 2008 a 2013 foi vice-reitor do seminário de Teologia Bom Pastor da arquidiocese. No mesmo período, estava encarregado de acompanhar os diáconos permanentes da mesma Igreja. Já em novembro de 2008 a janeiro de 2015, ocupou o cargo de Chanceler do Arcebispo de São Paulo, e de agosto de 2013 a janeiro de 2015 foi cura da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo Apóstolo.

Possui título de bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), graduado em Teologia pelo Instituto Teológico Pio XI de São Paulo e é mestre em Direito Canônino pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma (PUL), por meio do Instituto de Direito Canônico “Padre Dr. Giuseppe Benito Pegoraro” que é a atual Faculdade de Direito Canônico “São Paulo Apóstolo” de São Paulo.

Por fim, em 2014 foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo-auxiliar na arquidiocese de São Paulo e ordenado em 07 de fevereiro de 2015 e foi sagrado como bispo-titular de Bladia em 07 de fevereiro de 2014 na Catedral da Sé pelo arcebispo de São Paulo, o cardeal Odilo Scherer.

O atual bispo adotou a expressão “Gaudete in domino” que significa “Alegrai-vos no Senho” como seu lema de episcopado. E até a nomeação de hoje, ele ocupava a função de Chanceler e Cura da Catedral da Sé e, até o momento, era vigário episcopal da arquidiocese de São Paulo e vigário geral para a região Episcopal Sé.

 

Fonte: CNBB – Igreja Católica Apostólica Romana

 

Carta da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) para Dom Salvador (Foto: site CNBB)
Carta da CNBB para Dom Eduardo (Foto: site CNBB)
Carta de Dom Eduardo para Dom Salvador (Foto: Facebook Diocese de Ourinhos)

Juliana Neves

Escrevo com a intenção de mudar o mundo ofertando a verdade para a sociedade. Mas a luta é diária e constante, realmente, vivendo e aprendendo e tendo o jornalismo como meu aliado.