Exposição “Memória em Movimento” no Museu Ferroviário de Bauru

Após um período na cidade de Macatuba, a exposição “Memória em Movimento” chega agora a Bauru. Organizada pela Associação de Amigos da Biblioteca Pública – AABiP, a exposição integra um projeto maior desenvolvido pela entidade que há vários anos realiza ações de incentivo à leitura e de preservação da memória.

“É muito importante essa passagem da exposição por Bauru, principalmente por se tratar de um espaço que é uma referência histórica para todo o interior do Estado de São Paulo”, diz o professor Rogério Singolani, presidente da AABiP. Criado em julho de 1969, o Museu Ferroviário Regional de Bauru abriga acervos das ferrovias Estrada de Ferro Sorocaba, Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e Companhia Paulista de Estrada de Ferro. Atualmente o museu atua como um espaço dinâmico, com uma intensa agenda cultural.

Após ter o projeto “Ourinhos: Memória em Movimento” selecionado pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, órgão vinculado ao Ministério da Cultura, a AABiP desenvolveu durante três anos um processo de digitalização de jornais que circularam na região de Ourinhos desde o início do século passado. Foram digitalizadas mais de 18 mil páginas de jornais, além de mapas e plantas, que hoje estão disponíveis para consulta no site http://tertuliana.com.br/, mantido pela entidade. A exposição é composta por dez grandes painéis que reproduzem algumas páginas desses jornais.

O Museu Ferroviário Regional de Bauru está localizado à Rua Primeiro de Agosto, 1-36, no Centro da cidade. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (14) 3212-8262.

APOIE

Seu apoio é importante para o Jornal Contratempo.

Formas de apoio:
Via Apoia-se: https://apoia.se/jornalcontratempo_apoio
Via Pix: pix@contratempo.info